DOIS LIVROS COM DUAS CONCLUSÕES DIFERENTES... *

No feriado da última sexta-feira, * realizamos um almoço com quase toda a família. Nos minutos que antecederam, nosso neto Lucas, acessou o Youtube, sobre o último livro* do incansável cientista e pesquisador do cosmos, Stephen Hawking, * que no dia 8 de janeiro completou 70 anos.

Não tem nossas palavras qualquer sentido de crítica, visto que, cada um crê e passa a externar aquilo que julga vir de encontro, - no atual momento. - as suas conclusões, para uns pode ser temporária, e para alguns “parecem” ser definitivas...

Inegavelmente um é dos maiores estudiosos do Universo, que preferimos dizer referente a nós. Apesar de suas extremas limitações físicas, provocados por sua doença degenerativa, preso a uma cadeira de rodas, a longos anos; impedindo até mesmo de falar, para que isto aconteça, programou e adaptou o seu computador, para que sua voz se manifeste e consiga expressar suas idéias e sentimentos; não deixa de ser um quadro chocante, ao vermos em sua cadeira de rodas e num esforço indômito, como se dissesse: estou aqui, superando minhas limitações... Quantos neste exato momento têm a dádiva de um corpo perfeito, não o valorizam, com atitudes insanas, e, alguns buscam eliminar a própria vida na ilusão de irem à busca do nada...

Antes de repassarmos aos nossos prezados leitores alguns dos tópicos que este admirável escritor e homem dedicado à ciência da cosmologia, salientados no seu mais recente livro; não poderíamos deixar de fazer um adendo, as perguntas e respostas de O Livro dos Espíritos, para nós, apesar dos seus 155 anos de sua primeira edição, que completará no próximo 18 de abril, continua sendo um repositório para tirar nossas dúvidas e, acima de qualquer idéia pessoal, que surja, preferimos, optar por ele.

Das várias perguntas e respostas do Capítulo Primeiro, salientamos a pergunta número 7: Poder-se-ia encontrar a causa primeira da formação das coisas nas propriedades íntimas da matéria? (Pergunta formulado por Allan Kardec.) E obteve a seguinte resposta. - Mas então qual seria a causa dessas propriedades? É preciso sempre uma causa primeira.

O Codificador faz o seguinte adendo. Atribuir a formação primeira das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porque essas propriedades são elas mesmas um efeito que deve ter uma causa. Salientamos também a pergunta seqüente (8). Que pensar da opinião que atribui à formação primeira a uma combinação fortuita da matéria, isto é, ao acaso? Outro absurdo! Que o homem de bom-senso pode olhar o acaso como um ser inteligente? Aliás, que é acaso? Nada.

Kardec faz este adendo. A harmonia que regula as atividades do Universo revela combinações e fins determinados e, por isso mesmo, revela a força inteligente. Atribuir a formação primeira ao acaso seria um contrasenso, porque o acaso é cego e não pode produzir os efeitos de inteligência. Um acaso inteligente não seria mais o acaso.

Do Capítulo II iremos tão somente destacar a pergunta 19 e a 20.

19 – Pelas investigações científicas, não pode o homem penetrar alguns dias dos segredos da Natureza?

- A Ciência lhe foi dada para o seu adiantamento em todos os campos, mas ele não pode ultrapassar os limites fixados por Deus ( O negrito é nosso).

Kardec faz este adendo. Quanto mais é dado ao homem penetrar nesses mistérios, mais cresce sua admiração pelo poder e sabedoria do Criador; mas, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência o faz joguete da ilusão. Ele amontoa sistemas sobre sistemas e cada dia que passa lhe mostra quantos erros tomou por verdades e quantas verdades rejeitou como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho.

20 - Fora das investigações científicas, pode o homem receber comunicações de ordem mais elevada acerca do que lhes escapa ao testemunho dos sentidos?

- Sim, se Deus o julgar útil, pode revelar-lhe o que a Ciência não consegue apreender. (o negrito é nosso).

Kardec complementa. “É por essas comunicações que homem adquire dentro certos limites, o conhecimento do seu passado e do seu futuro.”

Salientamos alguns tópicos de seu mais recente livro: Deus Criou o Universo? De Stephen Hawking :

“O tempo não existia antes do Big-Bang”. *

“Ninguém criou o Universo e ninguém comanda nossa fé.”

“Isto nos leva a uma conclusão profunda...”

“Provavelmente não existe o paraíso nem vida após a morte.” ( O negrito é nosso. )

“Temos somente uma vida para apreciar a grandeza do Universo. ¨

“ Por isso, sou extremamente grato.”

“Cada um de nós é livre para acreditar no que quiser...”

“Minha resposta é simples e: Deus não existe.”

*No dia 13 de dezembro de 2010 escrevemos um artigo sobre o autor. (Superando Extremas Limitações... *)

* Deus Criou o Universo?

* Há dez anos atrás o Professor Doutor Reinaldo Spitzner, publicou: E, Deus Criou o Universo. Neste livro, - que guardamos com grande sentimento, pois há a sua dedicatória a nós, com data de 22/07/2002). - o autor procura cientificamente dar evidências irrefutáveis que a vida no micro e no macro cosmos, tem uma Planificação Divina, portanto uma Causa Inteligente, que ainda foge, neste momento há nossa total compreensão, para grande maioria; mas a razão nos diz que esta Energia Cósmica está presente em tudo e em todos. E, à medida que dilatarmos mais as nossas sensibilidades melhor iremos compreender estes enigmas, inerentes a cada um de nós com estas indagações repetitivas: Quem somos? De onde Viemos? E para onde vamos?

* Preferimos optar, pelo O Livro dos Espíritos; que nos leva a crer, que o Big-Bang é restrito ao “nosso” Universo; quantos outros o Supremo Criador já não teria gerado; por mais que remontássemos ao passado não encontraríamos a Suprema Causa Primária inativo...

Curitiba, 10 de abril de 2.012- Reflexões do Cotidiano- Saul* Hoje é 16 de maio de 2016 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/05/2016
Código do texto: T5637442
Classificação de conteúdo: seguro