Patriota de marré-marré

Não suporto arrancos de patriotismo. Acho patriotismo algo meio babaca. Você pode amar seu país sem esses rompantes de "amor febril de mentirinha", sem esses arrancos ridículos, sem esses berros de "Verás que um filho teu não foge à luta" e na primeira dificuldade correm batendo com os pés na bunda suja... Amar o país sem necessidade de entoar hinos às vezes sem saber nem a letra, se vestir com bandeiras, pintar a cara, vomitar ódio, amar sem demagogia e sem servir de instrumento para ninguém. Amar sem excitação, frenesi e frisson aloprados.

Uma pergunta não poe calar: esses patriotas de marré-marré são mesmo cidadãos? Reséito mais o cidadão e nunca o patriota em compotas.

Uma nação só existe qando seus habitantes são cidadãos. Cidadão não é patriota improvisado, irresponsável e alienado. O cara que faz a diferença é o cidadão. E todo verdaderiro cidadão pratica a virtude da sobriedade, descarta o estardalhaço, não aceita a fantasia.

A pátria é formda por cidadãos. Sem eles anão existe pátria. Ninguém constrói um país forte4 com arrancos de falso patriotismo, com combate seletivo à corrupção, com esse comportamento manada que não enxerga o óbvio ululante.

O cidadão não precisa dse cobrircom uma bandeira e nem entoar hinos e nem berrr slogans.Ele recisa ser cidadão por inteiro, sem essa danada dessa miopia. Digo isso porque os patriotas de marré-marré de repente ficaram míopes e foram atingidos por um surto de amnésia. Na verdade eram apenas insyrumento do fascsmo. Dó tem um jeito de provar o contrário,é realizar os mesmos movimentos contra a corrupção. Ou corruptos só existiam no PT?

Fica o registro, acho que vão se acomodar e concordar comigo, o patriotismo era de marré-marré. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/05/2016
Código do texto: T5637359
Classificação de conteúdo: seguro