Pitangui volta para si

Com a cortesia, presteza e a acuidade que lhe são peculiares, o nosso Presidente Machado, passou-me, na manhã deste domingo, a relação dos confrades e associados que estavam confirmados para a recepção organizada pelo casal Ruggero e Vera no aprazível conjunto residencial da Morada dos Pássaros, em Lagoa Santa, na grande BH.

Ato contínuo, passou-em também o nosso manda-otário passou-me os registros de lembrança das presenças, como também de casos em que havia confirmação sem comparecimento, por alguma razão impeditiva de última hora. Acredito que havia justificada esperança de que o Presidente interino, Michel Temer, poderia chamar a qualquer instante e, estando-se em casa seria mais fácil atender a patriótica urgência. O momento é grave, todos nós sabemos e, se ergue da justiça a clava forte, de fugir da luta não haveremos. Ah, veremos!

Irrepreensível é o vocábulo que me ocorre di prima - como dizia o inesquecível coach Zé Emídio para descrever um lindo e letal arremate - para descrever a festa chez Guimarães. Acolhida, buffet, setting, cenografia, sonoplastia, convivas e, naturalmente, as loiras gélidas...Porque as calientes e inspiradoras, juntamente com a morenas de igual nobreza, na forma de musas, estavam lá desta vez, firmes, e cheias de graça e encantadoras, ao nosso lado, como aliás sempre estiveram.

E não foi sem razão que a pelada antecipou-se a muita chegada. Para não constranger os enternecidos corações. Com efeito não faria sentido expor dames et demoiselles à rudeza do esporte bretão. E assim, o nobre Marcellus, árbitro da contenda, houve por bem fazer os minutos correrem mais céleres em seu cronômetro, medida salutar também para o benefício dos projectos athletas já esfalfados de noites e noites sem dormir, na mera expectativa do evento. E fato notável foi a admoestação - cartão amarelo - ao gentleman Bécaud, usualmente tão delicado em seus toques. Ânimos acalmados, a contagem final chegou a 13 tentos. Empate entre amarelos e azuis.

Muito se lastimaram ausências de confrades costumeiros nos encontros mensais e comensais da capital. Contudo, todas elas plenamente justificadas - e mais ainda, lamentadas. O Conselheiro Barcelos, por exemplo, tentou arduamente negociar com parceiros de negócios uma folguinha no sábado para prestigiar o encontro, mas seus esforços malograram, o que fez ainda mais sentida a sua ausência. O clã Ribeiro, de sempre simpática e enfática presença deveu seu forfait, en massa, a compromisso de família intransferível, assumido com anterioridade.

Embora eu não disponha da lista de presentes aqui neste instante, e a memória pouco me acode nesta circunstância - vós sabeis dos efeitos etílicos deletérios - peço-lhe assim a desculpa esfarrantecipada se omitir nomes e pronomes nas minhas considerações, que já se alongam mais do que o tempo de uma missa cantada - ou uma cantada omissa?

A música foi excelente, contagiante, por expertos de voz e de instrumentos que se revezavam, sem paro, como me lembram os turnos contínuos da nossa antiga fábrica de tecidos do clã Guimarães a pleno vapor no auge de sua presença entre nós, fomentando a economia do Brumado e de Pitangui. Aloísio, o moço das postagens madrugais, exibiu garra e afinação nas sua interpretações, inspirado por sua Rita do Rio; os meninos do Beco, o clã Chaves, que harmonia; o jovem Caldas, o Chumbinho, gastando toda a munição vocal e instrumental; esse menino de Vera e João, gêmeo com seu violão...Al Rachid, nosso sultão faria Ivan Lins tietá-lo na ocasião...

Mientrastanto, o papo corria solto na confraternização, ora em conjunto mais amplo, ora em grupos menores num ambiente de alacridade permanente. O imperator Romulus Augustus, secundado por seu inseparável companheiro de jornadas nas estrelas, Dom Pedrito, expôs sua filosofia de bon-vivant vitalício.

E que bela surpresa a presença radiante de Sheila Suely, fleur permanente

d'un fleuri Pitangui. Don Dalton, que sempre dá o tom, colorindo a tarde com a família a tira-golo...O torcedor emblemático da Portuguesa de Desportos, Marcondes, sempre antenado nos acontecimentos anunciando a homenagem e reconhecimento à memória de seu pioneiro pai, a ser realizada proximamente em Pitangui. Lá também, do clã Campos, Fabius e sua adorada companheira.

E, com a graciosa família ao seu lado, o Rogério Caldas foi mais pavão do que eu em meus tempos ginasiais. Renovação, via-se igualmente da parte de Fabiana ao mostrar sua encantadora Jussara, a japo-netinha que deixa tão orgulhosos os nossos anfitriões.

E não pára aqui, o esforço de interiorização de nossos reencontros: para junho das fogueiras, e dos fogueteiros, anuncia-se novo e bem mais amplo conclave, na nossa cidade-mãe, a coincidir com a efeméride máxima da fundação da Velha Serrana - e serena. Viver vale a pena.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 15/05/2016
Reeditado em 15/05/2016
Código do texto: T5636447
Classificação de conteúdo: seguro