SOFRIMENTOS REPETITIVOS...

Novamente esta semana*, * segunda e quarta feira, no estado do Rio de Janeiro, a cidade com o mesmo nome, pelos eventos que tem repercussão mundial, - principalmente o carnaval. - e louvada em versos pelas suas belezas naturais; é envolvida pelas chuvas em densidade fora do comum, provocando a avalanche de terras que desceu pelas encostas destruindo casas e ceifando vidas...

Com destaque maior ao município de Niterói que foi o mais afetado, - Morro do Bumba. Em que o número de vítimas é imprevisível; as TVs noticiam ao vivo, o desenrolar destes dramas que afetam várias famílias e comovem o país. Por quê?

Há muitos pronunciamentos de várias autoridades, opiniões, se buscando as causas e as responsabilidades das autoridades constituídas, que permitiram, ou se omitiram, para que casas fossem construídas em lugares não adequados e ficassem expostos a uma “tragédia anunciada”, de perderem suas casas e suas vidas...

A questão é bem complexa e não é hora de achar “culpado”; o importante é se buscar soluções que empeçam que tudo se repita “amanhã”, pois estes fatos estão constantemente se repetindo; talvez a grande maioria que construíram suas casas em lugares não apropriados é em face de situação sócio econômica, cuja causas não são de hoje, mas, uma somatória de várias décadas; alguns com muito outros com quase nada...

É preciso o país investir mais em Educação Integral, isto dará ao cidadão uma melhor condição de preparo, no exercício de sua própria profissão, lhes proporcionado sua melhor valorização e como conseqüência o aumento de seu poder aquisitivo, para que possa construir suas moradias fora de áreas de riscos...

Muitos argumentam que se melhorarmos o poder aquisitivo de nossos trabalhadores, o país perde em competividade, para competir nas exportações; e o nível salarial dos chamados países desenvolvidos?

Acreditamos que nosso próprio mercado interno, tem para nos, um potencial de cifras inimagináveis...

Educação Integral e trabalho com dignos salários, podem repercutir para uma melhor condição de vida, em que os cidadãos, não precisariam se expor a uma permanente condição de risco.

Após as tragédias, devem ser tomadas atitudes que evitem que elas se repitam...

A Nação foi agraciada pelo Criador com dádivas e valores; com estes recursos bem administrados, podem evitar a repetição destes acontecimentos; pois todos somos irmãos diante de Deus, com as mesmas necessidades; a solidariedade faz parte do povo brasileiro e fará mais uma vez a diferença, porem é preciso e urgente mudar este quadro; como se permitiu, - voltamos a repetir. – ou se omitiram as autoridades competentes que irmãos nossos construíssem suas moradias, - no caso o município de Niterói. – num antigo lixão?

A nação que possui um território tão imenso e isto é realmente inconcebível.

Sabemos que são questões de grande complexidade diante de milhares de famílias que constroem suas casas em áreas de riscos; acreditamos que políticas públicas bem direcionadas ao bem comum, poderão em curto prazo, extinguir ou pelo amenizar grande parte dos problemas que envolvem estas famílias.

É evidente que sucintamente numa visão espiritual, alguns acontecimentos de hoje, poderiam refletir certas atitudes negativas do passado, - ação de reação e problemas reencarnatórios. - mas, quem nos somos para julgar?

A solidariedade, dentro de nossas possibilidades, deve em qualquer circunstância sempre prevalecer: A Lei do Amor, na figura do nosso próximo, que no momento está carente de nossa ajuda...

Curitiba, 11/04/2010- Reflexões do Cotidiano- Saul * Hoje é 12 de maio de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/05/2016
Código do texto: T5633616
Classificação de conteúdo: seguro