BRASIL CONTRADITÓRIO...!

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2016/05/brasil-contraditorio.html

No curso de Serviço Social, aprendi e depois ensinei que para tudo que se pense ou queira fazer na vida, tem que vir precedido de plano, programa e projeto. Em 1995, quando retornei à faculdade pela segunda vez, toda vez que lia na imprensa notícia dizendo que o PT convocaria sua base para decidir alguma coisa, comentava: “o PT precisará sair da base se quiser chegar a algum lugar. Só ficar discutindo na base de nada adiantará”. O PT mudou, aparelhou o Estado, reformulou o discurso raivoso, foi para as ruas e alcançou a presidência da república, depois de ter batido com a bola na trave do poder, três vezes seguida. Contudo, ao alcançar o poder, se deslumbrou e esqueceu que não tinha plano, projeto e programa de Governo, e só tinha plano de poder e nada mais. Como hábil negociador político, o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista Luiz Inácio Lula da Silva, se tornou presidente do Brasil, governou para os carentes e conseguiu fazer uma boa administração, deixando o seu segundo mandato consecutivo na presidência da Republica com elevada popularidade. Errou,, quando se envolveu em negociatas, comprando apoio de deputados e senadores para aprovar projetos de interesse do Governo PT, denunciado pelo deputado federal Roberto Jefferson, que era inimigo de José Dirceu e teve seu mandato cassado pela Câmara, ficando conhecido como “Mensalão”. Depois, cometeu outros erros e desgastou o partido como um todo ao ponto de a presidente Dilma Rousseff ter sido retirada por impeachment pelo Congresso Nacional.

Como assistente social, reconheço que no governo Lula, o país avançou em programas socialmente importantes, direcionados aos carentes. Ele unificou os programas sociais criados e desenvolvidos, pela falecida socióloga Rute Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e transformou-o no Programa de Transferência de Renda Bolsa Família . e depois criou outros programas sociais direcionados aos pobres como o Minha Casa Minha Vida, Combate à Miséria, Luz paras. Com relação específica ao Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, deveria ser temporário e não perene como se transformou e com cursos desenvolvimentos pelo FAT nos Estados, destinado aos desempregados e aos carentes, o Bolsa Família deveria ser automaticamente interrompido mediante a condições. Porém, por falta de habilidade política e querendo se manter no poder, a presidente afastada Dilma Rousseff reajustou acima da inflação o programa e não teve a mesma habilidade de Lula para dar prosseguimento a ele, mergulhando o Brasil na maior crise econômica da história. O Governo Dilma Rousseff também não tinha plano, programa ou projeto de Brasil e usou o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para se eleger, além de outras manobras eleitoreiras, Como um carro sem freio em uma ladeira, o Brasil desceu rápido demais e por pouco não caiu em um abismo sem volta. Antes de deixar o cargo por impeachment, a ex-presidente Dilma Rousseff tomou medidas de reajuste de programas sociais e reajustou em 5% a Tabela de Imposto de Renda para uma defasagem de mais de 60% hoje. Depois nomeou ministros que seriam aliados e lutou de pé até o fim. Com um impeachment consumado anuncia que exercerá seu legítimo direito de “jus sperniendi” a todos que se acham injustiçados. Por isso, o presidente do Senado Renan Calheiros teve muita cautela na condução de todo o processo.

O Brasil é um país muito contraditório e sui generis. Caminham lado a lado a inflação e a recessão. O certo seria existir uma coisa ou outra e não as duas coisas juntas! No centro de tudo está um povo sem dinheiro, pagando a conta dos de decisões equivocadas tomadas pelo Governo nos últimos anos. Culpa? Todos os eleitores o têm! Não se pode atribuir a um único partido ou decisão isolada, mas o certo é que tudo o que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez em favor dos excluídos, em cinco anos de mandato continuado a presidente Dilma Rousseff, como em um passe de mágica, conseguiu destruir tudo. Na democracia, o impeachment não é golpe, mas produz graves e dolorosas consequências na sociedade. Um que perde não aceita o resultado e trama e articula outros resultados. A falta de plano, programa e projeto de Governo para o Brasil, aliado a total falta planejamento, ação e descontrole total no Governo Dilma Rousseff (PT) acelerou mais esse processo destruidor do país. Mas ainda dá para recuperá-lo, com muita determinação e trabalho!

Para consertá-lo ,só investido em conscientização, educação e na aplicação da prática na prática da plena cidadania e, mesmo assim, não será fácil. Com tantos acordos para compor um novo Governo, não sei presidente Michel Temer, conseguirá reduzir o número Ministérios, enxugar a máquina pública e exonerar servidores comissionados. No máximo, haverá a troca de uns pelos outros e nada mais!. Desejo estar errado em minha análise, mas acho que não estarei!.

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 12/05/2016
Código do texto: T5633519
Classificação de conteúdo: seguro