Apesar de não gostar muito de política, tenho que saber o que acontece no país que estou passando uma temporada, onde o sistema de governo é uma República Parlamentar! O presidente da Irlanda atual é Michael D. Higgins, como chefe de Estado, as eleição acontece a  cada sete anos e a última foi realizada em 2011, foi eleito diretamente pelo povo e para representar o povo diante de qualquer situação nacional ou internacional.
Ele tem 70 anos, é um crítico do bloqueio israelense à Faixa de Gaza e ativista de longa data dos direitos humanos, ex-ministro da Cultura é um  poeta diletante, e já publicou três livros de poemas!


Aqui na Irlanda ele tem poderes limitados e figurativos, sua função é essencialmente representativa, se reportando ao Primeiro-Ministro. O país atualmente ocupa um lugar de destaque no quesito socioeconômico, pois possui a quinta melhor renda per capita do mundo, e o quinto melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do planeta, apresentando uma elevada qualidade de vida, e marca presença entre as nações mais ricas do planeta.



O Presidente tem um grande papel na parte cerimonial e na nomeação dos lideres, mas quem manda é o Primeiro Ministro Enda Kenny também eleito em 2011. Ele não tem poder executivo ou mesmo político, mas exerce essas funções como um conselheiro do Governo. Uma comissão presidencial assume a função quando o Presidente está ausente, e ele não pode servir mais do que dois mandatos.


O Presidente Michael Higgins visitou o Brasil em 2012. A visita do Presidente irlandês, teve como um de seus principais objetivos aprimorar a cooperação educacional, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras; a Irlanda oferece a estudantes brasileiros vagas em universidades e institutos tecnológicos. Nesta semana, comitivas com representantes de faculdades e universidades da Irlanda estão percorrendo algumas cidades brasileiras, para apresentar seus programas de graduação, mestrado e doutorado.

O país tem duas línguas oficiais, o irlandês e o inglês. Por isso muitos estudantes escolhem a Irlanda para aperfeiçoarem o idioma inglês e ter uma experiência no exterior. Estarei por aqui durante algum tempo, não para estudar em Universidades [risos] e sim como turista, já sou formada em Psicologia! E já estou procurando um trabalho, para poder ficar por mais tempo aqui em Dublin, porque só ficarei  se estiver trabalhando, é a norma do país.


 
 
Dublin/Irlanda 2016
[Lianatins]
___________________________________
Lianatins
Enviado por Lianatins em 11/05/2016
Reeditado em 20/05/2016
Código do texto: T5632106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.