OS “TROPEÇOS” E OS “DESAFIOS” DA DEMOCRACIA... I 15h57min.

As amostras das Gotinhas da Saúde, somente vão chegar à próxima quinta; portanto, estamos em “férias” forçadas, mas sempre há o que fazer, cooperando, pois as tarefas domésticas parecem não ter fim, se repetem diariamente...

Em nossa Democracia, estamos vivendo momentos atípicos, que também se deram no governo Collor, quando o vice Itamar assumiu; foi menos “traumático”, pois quando ainda estava na Câmara ele renunciou...

Amanhã teremos o penúltimo “capitulo”, que, pelo tudo indica culminará com impedimento de Dilma, e o seu vice, assume; tem sido desgastante, para todos os brasileiros, há os “prós” e os “contras”; até com atos de intolerância e desrespeito mútuo; o país é um só, as crises e os governantes passam o Brasil permanece...

Ontem, o atual Presidente da Câmara, deu um verdadeiro “vexame”, com um “decreto”, anulando os atos recentes da Câmara; o pior que isto ganhou manchetes mundiais nos principais jornais do mundo; atual Presidente da Câmara, “anula” a votação do impedimento de Dilma; a noite ele próprio anulou o seu ato; tudo isto em parte denigre a imagem política do país...

Apesar de tudo, somos otimistas, o Vice assumindo, pode - porque não dizer - pelo menos contemporizar nossa caótica situação econômica, cujo desemprego em alta escala é a pior “face” do momento; talvez o ciclo do atual partido que governa há quase quatorze anos, em nem tudo foi ruim, pois as classes de menor poder aquisitivo, aumentaram sua renda; porém há evidências que o “modelo” se exauriu; com o crescente aumento da divida pública; quatro vezes maior, que deixada no governo FHC...

A par de tudo isto, veio “acompanhada” da corrupção, que praticamente “quebrou” a nossa Estatal: Petrobras... Tempos difíceis, para quem assumir, não será fácil colocar a “casa em ordem”, mas o “novo” sempre é uma Esperança; pois como poderíamos ficar até 2018, neste clima de incertezas, de instabilidade na política, que reflete negativamente na própria economia...

Quem sabe diante de tudo isto, haja um “aprendizado”: o continuísmo não é benéfico à Democracia, pois há a “acomodação”, que culmina no “desejo” de se perpetuarem no poder, e neste caso todos os meios justificam os fins...

Momentos difíceis, que envolve a nação brasileira, carente de Esperanças, em que a ética, que inclui a HONESTIDADE, deveria ser uma atitude normal dos gestores públicos; diminuindo os seus próprios “privilégios”, pois numa autentica DEMOCRACIA, TODOS SÃO IGUAIS PERANTE AS LEIS... 16h40min. Curitiba, 10 de maio de 2016 – Reflexões do Cotidiano - Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/05/2016
Código do texto: T5631427
Classificação de conteúdo: seguro