Terra em transe

Quando via no cinema ou na tevê as catástrofes, prédios caindo, carros levados pelos ares, cidades destruídas pelas águas... me assutava, mesmo consciente de que aquilo era ficção, os chamados efeitos especiais do cinema.

Mas agora não, de vez em quando todos nós vemos pela tevê, ao vivo. tragédias reais, motivadas por terremotos, furacões, tsunamis e fenômenos similares. Agora é ao vivo e em cores. E do sustpo da tela e da telinha passamos ao medo real. Medo da retaliação das forças da natureza. Vivemos numa Terra em Transe (Glauber criou esse título).

É claro que fenômenos como terremotos que geram os tsunamis são previsíveis. E terremotos intensos nãpo são novidade, basta lembrar o de Lisboa em 1755.

No entanto, a retaliação da natureza se aguçou depois que o homem começou a agredi-la sem dó, piedade ou comiseração. O homem está cometendo umcrime de matricídio contraa Mãe Terra.

O homem moderno perdeu a noção de esiritualidade e virou materialista. Esse fascínio do homem pela técnica e pela mecanização já fora alvode uma crítica de Thomas Caryle (1829):"Esta insânia, acreditamos,é a grande característica da nossa era. Pela habilidade emmecânica, o que se passou foique na administração de coisas externas nós superamos todas as outras eras; mas em tudo que diz reseito à pura natureza moral, na verdadeira dignidade da alma e do caráter, nós somos talvez inferiores a maiporia das eras civilizadas. Os homens perderam toda a crença no invísivel, e acreditam, e tem esperanças, e trabalham apenas no visivel; ou, paradizê-lo com outras palavras: esta não é uma era religiosa. Somente o material, o imediatamente prático, não o divino e espiritual, é importante para nós. Nossa verdadeira divindade é o mecanismo".

Avaliem o que diria Caryle vendo a agressão da natureza pelohomem hoje. Não dá paranos enganarmos, se contnuarmos agredindoa natureza vamos detonar o Planata Terra. É certo que os fenômenos comoterremoto, ufões, furacões, tsunamis,vilcões... sempre existirão porque são da naturezada Terra. Mas a evoluçãodeles, sobretudo dos tsunamiseo perigo das usinas atômicas e culpa do homem. Sódele. Éele quem agride omeioambiente.

Ainda étempodesalvara Mãe Terra, ainda étempo do homem se redimi abandonando e renunciando às práticas de violêcia contra a natureza. Urgente.

Que Deusprotejaa Mãe Terra e ilumine os homens. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/05/2016
Código do texto: T5630665
Classificação de conteúdo: seguro