AS UNIÕES ESTÁVEIS É UM AVANÇO DA SOCIEDADE*...

As uniões estáveis, desde a muito representam um avanço da sociedade contemporânea. Foi preciso séculos para ser praticada; não surgiu num “passe de mágica”, mas, sim no lento despertamento dos valores éticos ao longo dos agrupamentos humanos. Nos primórdios, a “voz” do instinto falava mais alto, descompromissado com a união estável, e com a “fidelidade”, com uma só parceira, na realidade obedecia mais a perpetuação da espécie, sem que tivesse os caracteres de uma família, com respeito mútuo, compromissado com esta união familiar que são os filhos...

Hoje, comumente há o casamento civil e o religioso, em função dos que acreditam, neste caso oferecido pelos vários seguimentos derivados do Cristianismo, e até mesmo de outras correntes religiosas...

Para alguns menos informados, causa surpresa afirmarmos que não há o “casamento espírita”, entretanto, isto não impede que naquele momento solene, - após o casamento cível. - se faça uma sentida oração, rogando o amparo aos cônjuges, que iniciam uma nova vida a dois, que, exige tolerância recíproca, com direitos e deveres, em que deve haver, sobretudo o respeito a individualidade, tocante aos sentimentos das opções religiosas, pois são inerentes as suas tendências, conquistas, e devem ser respeitadas...

Na visão abrangente que a Doutrina Espírita nos oferece, os laços da família, através da consanguinidade, transcendem há esta atual existência se fortalece, e se constituem novamente numa valiosa oportunidade que se manifesta para uma melhor compreensão e entendimento, em muitos casos, para as superações das “arestas”, do pretérito para uma definitiva harmonia de respeito em suas convivências...

Para os que souberam esperar, ele, - o casamento. - não será obra do acaso, mas sim obedecendo a um planejamento divino, para que junto recomece um novo lar, que para muitos pode vir com o compromisso dos filhos, com desafios, da renúncia pessoal, a fim de cumprirem a contento sua abençoada missão, que irá requerer permanentes esforços de superações ao longo de suas vidas, numa prova inequívoca que amor maior a tudo supera...

Quando se pensa que sua missão está concluída, - com encaminhamento dos filhos para assumirem suas próprias vidas; - ledo engano, para a grande maioria. - surgem os netos, que irão requerer os cuidados dos avós dentro de suas possibilidade de servir, novamente como “pais”, no incessante ciclo de renovação da vida...

Sempre que recorremos a este livro*, com suas 1.018 perguntas e respostas sobre um assunto que estamos em dúvida, lá encontramos uma “luz”, que vem de encontro as nossas necessidades do momento...

*Pergunta 696 de * O Livro dos Espíritos: (O Codificador Pergunta).

Qual seria o efeito da abolição do casamento na sociedade humana?

- O retorno à vida animal.

Allan Kardec, alma lúcida complementa a resposta. A união livre e fortuita dos sexos é um estado natural. O casamento é um dos primeiros atos de progresso das sociedades humanas, porque ele estabelece a solidariedade fraternal e se encontra entre todos os povos, ainda que em condições diversas. A abolição do casamento seria o retorno à infância da Humanidade, e colocaria o homem abaixo mesmo de certos animais que dão o exemplo de uniões constantes.

Curitiba, 28 de fevereiro de 2.012- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net Hoje é 09 de maio de 2016

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 09/05/2016
Código do texto: T5630600
Classificação de conteúdo: seguro