AS COPAS DE CADA UM... (Reminiscências).

São naturais, mesmo aqueles não se ligam ao esporte do futebol, nestes dias em que antecedem a uma nova Copa na África do Sul, tenham suas atenções inevitavelmente despertadas para este evento; que através deste esporte unem os povos, buscando uma posição de destaque e conquistarem a ambicionada Taça de Campeões do Mundo.

Da Copa de 50 realizada em nosso país, guardamos pouquíssimas lembranças, tínhamos apenas oito anos; bem mais tarde podemos avaliar o drama de milhões de brasileiros; na tarde de 16 de julho as l4 horas e cinqüenta minutos, teve o confronto histórico entre Brasil e Uruguai; no estádio construído especialmente para ser o final daquela Copa; 174 * mil pessoas pagaram ingresso, mas segundo estimativas havia entre 200 a 220 mil pessoas*; pouquíssimos uruguaios; e 99,9 % dos brasileiros presentes e milhões em suas casas com os ouvidos colados em seus rádios; acreditavam piamente que o Brasil que dependia somente de um empate, seria pela primeira vez o campeão do mundo...

O Estádio inteiro se faz um sepulcral silêncio, aquilo que jamais seria esperado acontece: pois o futebol guarda surpresas imprevisíveis; o jogo estava empatado 1 a 1, que daria o título ao país; quando faltavam 11 minutos para encerrar a partida,* o Uruguai desempata e Ele se torna pela segunda vez Campeão Mundial; cobrindo toda a nação brasileira com o manto da tristeza...

O trauma perduraria por longos anos em busca dos “culpados”; somente amenizado pela sua primeira conquista na Suécia em 1958.

Em 1962, no Chile, Brasil conquistou o Bi-Campeonato; guardamos-nos imorredouras lembranças, foi o nascimento de nossa primeira filha.

Na Copa de 70, a Nação conquista no México o Tri-Campeonato; coincidentemente nasceu nossa filha mais nova...

O país esperou mais 14 anos para repetir o feito; em 1994 nos EUA; sendo que Dunga fazia parte da conquista e hoje tem o privilégio de ser o técnico de nossa seleção.

Em 2002 havia a expectativa de ser Tenta - Campeão, fato que acabou se confirmando, na Alemanha no dia 30 de junho; acontecimento que para muitos foi com um misto de tristeza; pois na mesma hora das alegrias, se deu o desenlace de nosso querido médium Francisco Cândido Xavier, - e como era o seu desejo; se deu num dia de muita alegria do povo brasileiro - com 92 anos faz o seu retorno à Pátria Espiritual; e com certeza recebendo do lado de “lá” as boas vindas pela missão cumprida integralmente...

No passado as discussões eram em relação da preferência; - na quase sua totalidade. - os jogadores convocados eram dos clubes de São Paulo e Rio de Janeiro; e hoje? A polemica é que os que fazem parte de nossa Seleção jogam no exterior, - sua grande maioria. - por quê? A resposta é que são os melhores... Apesar disto há os que têm suas dúvidas e afirmam que há alguns jogadores que jogam aqui e que também mereciam serem convocados; no futebol é difícil se chegar a denominador comum...

Que possamos torcer com equilíbrio emocional, pois acima de diferentes pátrias somos todos os irmãos, em busca do mesmo objetivo; que vença o que mostrar melhor condição; pois as oportunidades são iguais, e as várias pátrias perseguem a mesma finalidade: A vitória!

* alguns dados foram retirados da Wikipédia Curitiba, 29 de maio de 2010- Reflexões do Cotidiano- Saul

Hoje é 09 de maio de 2016; estamos muito contente, pois o nosso time do coração o Clube Atlético Paranaense, ontem conseguiu novamente ser Campeão Estadual...

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 09/05/2016
Código do texto: T5630368
Classificação de conteúdo: seguro