Mensagens que edificam - 188

"Religiões"

Infelizmente o que ocorre é o resultado de uma influência de quase todas as épocas. As religiões, salvo momentos bem remotos da humanidade, sempre esteve presente. Temos uma resposta subconsciente muito forte quanto a isso. No Islam, por exemplo, morrer num ataque suicida contra "incrédulos" é a escapatória para muitos jovens que perderam a esperança. No Japão, que sempre teve seus imperadores como divindades, foi muito comum por ocasião da segunda guerra mundial os kamikazes, que se lançavam sobre o inimigo com aviões carregados de explosivos. Ainda hoje há quem morra pelo seu credo, como há também quem fuja da morte buscando um credo. Nem por uma coisa nem outra a religião para mim se sustenta como algo que adicione, num todo, benefícios para a sociedade, pois a maioria trabalha a psiquê do medo e do terrorismo espiritual. Os fracos e os covardes sempre existirão, bem como quem sabe disso e tira proveito dessa debilidade emocional e comportamental para incutir suas fábulas e logros. É bem certo que para muita gente essa mentira funcione como o último fio de esperança, mas não torna esses ludíbrios como justificáveis. O problema está naquilo que está impregnado no subconsciente e se deixa passar como verdadeiro e incontestável. Não é à toa, que agonizando numa doença que o consumia, Cazuza cantava: "Ideologia, eu quero uma pra viver". Eu sempre costumo dizer que aquilo que nos torna bons, nem sempre é a vontade de fazer o bem, mas o medo de sermos atingidos pelo mal. É exatamente neste momento, que na ausência de uma força de caráter, a religião se apresenta como a salvadora da pátria, e salve-se quem puder. A religião te faz bem? Agarre-se a ela, a religião te incomoda? Dê um basta nela, todavia viva a realidade ou a fantasia que torne mais alegre o seu dia-a-dia.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 08/05/2016
Código do texto: T5628827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.