EFEMÉRIDES E REFLEXÕES.

Estamos com um pouco mais de um mês e meio do outono; * as temperaturas na região sul do país “baixaram”, seria o prenúncio de um inverno extremamente rigoroso?

Neste mês de maio, tem três datas marcante que vem a nossa lembrança; 5 de maio, aniversário de Divaldo Pereira Franco; no dia 3 escrevemos em homenagem a ele: Missionário do Bem III ... (Reminiscências). O segundo domingo de maio, dia 12, é consagrado universalmente às mães; já escrevemos alguns textos, sendo que o último foi: Mães: O Amor Prevalece Sempre... (25/04/2. 012) Dia 13 (1.888) por um decreto assinado pela Princesa Izabel, foi extinta a escravidão no Brasil. Há um texto nosso de 10/05/11 com o título 13 de maio de 1.888...

Abordaremos sucintamente a última data mencionada, que vai completar 125 anos...

Na segunda feira no Jornal da Band, foi noticiado novamente que aumentavam as vítimas do desabamento de um prédio em que trabalhavam 6.000 empregados, na Índia, em confecções de marcas famosas, que optaram fazer ali suas indústrias, em que pasmem! Em função, - há fortes “indícios”. - da mão de obra de baixíssimo custo, comparado há alguns países de “primeiro mundo”... Quanto ao salário pago causa espanto, e um pouco, porque não dizer de indignação: 37 dólares mensais, que em nossa moeda é de aproximadamente 72 e dois reais...

Isto nos dá a “impressão”, que a “escravidão”, prossegue por meios mais sutis; em que é função do egoísmo exarcebado de alguns, que simplesmente querem aumentar seus lucros, não se importando que isto seja em aproveitamento da mão de obra de baixo custo, cujo “destaque” atual é a Índia e a China...

Estes “astutos” empresários, “fecham” as suas indústrias em seus países de origem, provocando o desemprego, acentuadamente nos países do Euro, esquecido que a “riqueza” é um “talento” doado pelo Criador, como uma experiência de vida, para “testar”, o orgulho e a vaidade; que a priori são as causas de todas as misérias humanas...

No Capítulo XVI de O Evangelho Segundo o Espiritismo, - primeira edição 15/04/1864, portanto completou 149 anos. - que tem por título Desigualdade das Riquezas; que pedimos a permissão aos nossos prezados leitores (as) de transcrever na íntegra o final desta mensagem pelo seu conteúdo elucidativo: “Deplora-se com razão o lamentável uso que certas pessoas fazem de sua fortuna, as ignóbeis paixões que a cobiça provoca, e se pergunta se Deus é justo em dar a riqueza tais pessoas. É certo que se homem não tivesse senão uma só existência, nada *justificaria essa repartição dos bens da Terra; mas se, em lugar de limitar a visão à vida presente, considera-se o conjunto das existências, vê-se que tudo se equilibra com justiça. O pobre, pois, não têm mais motivo para acusar a Providência, nem para invejar os ricos, e os ricos não têm mais do que se glorificar pelo que possuem. Se dela abusam, não será nem com decretos, nem com as leis suntuárias que se remediará o mal; as leis podem momentaneamente, mudar o exterior, mas não podem mudar o coração; por isso, elas não têm senão uma duração temporária, e são sempre seguidas de uma reação mais desenfreada. A fonte do mal está no egoísmo e no orgulho; os abusos de toda espécie cessarão por si mesmos quando os homens se regerem pela lei da caridade.”

*O negrito é nosso.

A mensagem no final chama a atenção; pois encerra com a palavra Caridade; que é considerada a “mãe” de todas as virtudes...

Curitiba, 08 de maio de 2.013 - Reflexões do Cotidiano - Saul

*Hoje é 07 de maio de 2016

http://mensagensdeiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 07/05/2016
Código do texto: T5627958
Classificação de conteúdo: seguro