Não engulo a destruição de livros

Existe uma resolução da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais que dispõe sobre o “desfazimento de livros didáticos fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD” (resolução SEE Nº 2.254, de 10 de janeiro de 2013). Não se trata simplesmente de jogar no lixo ou tocar fogo. Há um procedimento, com etapas, que vão desde a utilização dos livros como apoio pedagógico pela própria escola ou outros estabelecimentos, até chegar à doação a instituições habilitadas para descarte, normalmente associações de catadores de materiais recicláveis.

Realmente é preciso decidir o fim a ser dado a toneladas de livros didáticos vencidos (o prazo de validade é de três anos) produzidos com o dinheiro do contribuinte. O problema, a meu ver, é que há fortes indícios de que a resolução não é seguida corretamente pelas escolas (ou parte delas), porque dá trabalho: elaboração de uma listagem preliminar de livros, com identificação, data, quantitativo e estado de conservação de cada obra; discussão da listagem em reunião de Colegiado, para avaliação dos livros; determinação do destino dos livros, feita pelo Colegiado; descaracterização do material destinado à reciclagem, etc. – tudo isso está previsto na resolução e deve ser documentado pela escola.

Digo que há fortes indícios de que esse procedimento não é seguido corretamente porque recentemente uma escola da minha cidade doou livros vencidos à associação dos catadores de materiais recicláveis sem descaracterizá-los, ou seja, sem retirar sua capa, o que chamou a atenção de alguns cidadãos no local, que ficaram horrorizados com o que lhes pareceu um descaso das autoridades para com o bem comum, já que havia livros ali que poderiam ser utilizados por muita gente, inclusive livros de Inglês (com CD) em perfeito estado de conservação, ainda embrulhados no pacote em que chegaram à escola. Tive acesso a fotos e relatos de testemunhas, e descobri, em consulta à internet, que havia livros no monte destinado à destruição que valem hoje mais de R$100,00 cada um. Cheguei a folhear alguns de Filosofia e História. Excelentes! Não entendo por que só valem por três anos. Eu sei que as ciências mudam, que o saber fica ultrapassado e bla, bla, bla, mas destruir livros de Inglês que nem foram utilizados e um material excelente de História e Filosofia só porque têm mais de três anos? Ridículo. E num país de analfabetos funcionais isso é ainda mais grave.

Não vou entrar na discussão sobre se existem editoras, gráficas e políticos corruptos ganhando muito dinheiro com esses livros lá em cima, à custa do contribuinte. Só vou questionar o seguinte: será que todas as escolas do estado seguem rigorosamente o procedimento descrito na resolução 2.254? Não deveriam as superintendências regionais de ensino dar mais atenção a isso, para evitar desleixos e abusos?

Estamos falando de livros, leitura e conhecimento num país marcado profundamente pela ignorância e pelo baixo nível de sua educação...

Não engulo a destruição de livros. Não consigo.

Flávio Marcus da Silva
Enviado por Flávio Marcus da Silva em 06/05/2016
Código do texto: T5627356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.