A palavra abre portas

Que poder é esse que envolve os vocábulos? Não se pode precisar. Mas posso dizer que as palavras são objetos de um empoderamento sem precedentes. Me lembro quando o primeiro amigo me abriu uma porta: De um lado seus gestos poderosos, acompanhados de um olhar sincero e a sua averbalidade me acolhiam, e ali caíram as máscaras, as minhas fraquezas, aquela porta seria a primeira chance para ter um encontro pessoal comigo mesmo. Definir princípios, metas e uma mudança extremamente salutar. O meu segundo amigo a abrir uma porta, tinha palavras sacerdotais, daquelas que curam, e que trazem perdão. E ali fui redimido pelo seu carisma, pela sua paz de espirito, pelo divino que ele carregava no discurso que saltava dos seus lábios e tocavam o meu coração. A palavra é o jeito mais lindo de dizer o que se pensa da maneira mais organizada, porém é uma chance também de nada dizer, aos desatentos, quando se diz. Por isso reinam as metáforas, parábolas nesse quesito; as palavras no confessionário têm poder de curar. Num jogo de futebol, elas emocionam, causam tédio, comoção, apatia. No dia a dia comunicam. Nos jogos de videogame, contam histórias. Nas amizades, causam envolvimento. Nos relacionamentos, nos levam a amar. Nas músicas, levam a refletir. Na poesia, nos romances, apaixonam, são sinestésicas. Nesse texto, fazem você grudar as retinas nessa tela que brilha, sempre movendo os seus olhos da esquerda para a direita num ritmo dançante e envolvente. O palavrório, palavrado, vocabulário, léxico: dinâmico e insano, é motivo de criar, reinventar. Não seja mal, pare de fazer jogo com as palavras, de jogá-las ao vento, de gastá-las inapropriadamente, as palavras têm vocação ao amor, a serem bem encaixadas num texto. A serem personalizadas nas falas. As palavras querem respirar a liberdade de serem o que você quer. Liberdade subentendida pela ordem que você impõe. É um novo nome para ditadura? Não. Nem pensar. É democracia. Ordenamento de palavras. Frases. Orações. Períodos. Morfossintaxe. E se tudo desmorona, e com todo o léxico, até o seu mundo desaba, as letras ganham águias e tornam-se palavras. E se tudo acaba e você não faz nada, eu te dou a vez, ou melhor, a palavra.