Senado e juris de antigamente no interior

Quando era rapazinho gostava muito de assistir aos juris em Arcoverde. Gostava ainda mais quando vinham os grandes advogados do Recife, tanto para defender qanto para acusar.

Mas um dia cortaram o meu barato. Seguinte: cheguei muito cedo para pegar um bom lugar na frente, os juroseram num salao da prefeitura e fiquei esperando numa alfaiatariaque focava nas proximidades sentadinho num tamborete,enquantoo alfaiete cortava o pano e o ajudante passava jogo do bicho, a alfaiataria também passava jogo do bicho,Coisas do interior. Bom, comeceiaconversar com oalfaiaete qeera muitoamigo domeu pai,era um velho alegree irônico, em dado momento ele ohou para mim e disse:-Cabra besta, vpocê ta num pée noutro para assitir ao juri, né mesmo? Deixe de ser besta aquiloali é um circo, já tá tudo decidido.No juri dehojevão soltar oréu e vaiser 7 x 0. Fiquei perplexo e argumentei que os jurados iam decidir de acordo com os debatesem torno dos autos.O velho emboloude rir. Você nem parece filho do Major. seu tolo, os jurados foram escolhidos a dedo pelo chefe politicodo PSD, o juiz é do PSD, o tabelião é do PSDe oréu é fihodeum sujeito do PSD. O que os advogado e o promotor vãodizer é tudo teatro, a sentença já foi dado,ocara vaiser absolvdo, nao omorta se praticou ou nao praticou o crime, a coisa já foi decidida, agora vao apenas sacramentar com o circo do juri.

Voltei pra casa de cabeça baixa e chateado, e perguntei a meu paise era verdade a versão do alfaiate. Ele confirmou. Desse dia em diante nunca maisassistiaum juri.

É disso que me lembro quando dou uma olhadinha nesses discursos nosenado,a cusadores,defensores.testemunhas no casodo golpe. Não adianta nada esse teatro ou circo,os jurados n

aoqerem saber se houveouse nao houve crime de respnsabilidade. os chefes do golpe já decidiram qual vai ser osseus votos; Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/05/2016
Código do texto: T5624490
Classificação de conteúdo: seguro