O jeans e a cachoeira.

Quando era criança,achava que felicidade se resumia à Coca-Cola e bolacha Maria. Hoje sei que é muito mais que isso, e às vezes, é até mais barato ,porém,difícil de encontrar.

Tem dias que acordo ,querendo ouvir o som de passarinhos, e em outros não quero ouvir nem o som da minha própria voz. Acho que são esses momentos de interrogações que pairam no ar. É como naqueles dias em que queremos comer todos chocolates da prateleira, como se o cacau , fosse nos dá as respostas que precisamos.

Tem dias que quero usar o vestido mais florido do guarda-roupa, e nem me importo se irei parecer o Falcão,sou capaz até de usar o girassol na cabeça.Sabe aqueles dias que você quer apenas correr, brincar de ciranda ou tomar sorvete na praça ? Aqueles dias em que queremos tirar o "ou" e usar apenas o "e", e deixar o "se" guardado na gaveta.

Hoje foi um desses dias, estava pensando no que fiz da minha vida.Não comprei uma casa, não constitui uma família, não tenho um cachorro e ainda não consegui comprar nem o primeiro vinil da minha futura coleção de Blues. Não tenho diploma, não tenho um cartão de visita, não tenho um Scarpan , nem sei o que é cheirar uma Prada novinha, a última vez que comprei um jeans . Ops! Nunca comprei um jeans! Será uma falha minha?

Fico pensando, o que será melhor : um jeans ou um banho de cachoeira?

Tem coisas que projetamos para um dia realiza-las. Até que um dia, acontece um acidente de percurso e todos os nossos planos são obrigados a mudar de rota. De repente, uma doença complicada,um emprego que vai te levar pra longe, uma visita que duraria uma tarde e acabou ficando o resto do ano. Uma festa que te fez pensar que não se vive só de Maria Bethânia e Chico Buarque.Uma amizade que em um belo fim de tarde, a tequila te mostra os sinais que você ainda não percebeu . Um amor que voltou . Um alguém que pediu uma xícara de chá e ficou pra janta, para o café da manhã, para a vida inteira.

Podemos projetar nossas vidas,isso não é um erro, não vejo nada de errado em organização. Acredito que a vida te proporciona momentos únicos, que não voltam, podem se repetir, como aquela cerveja todo o fim de semana, mas ela nunca tem o mesmo sabor, às vezes está mais encorpada, outras vezes está mais especial,mais gelada, mais gostosa,em outros dias apenas tem gosto de levedo gelado, depende de como e com quem você tomará . Tudo depende de como lidamos com o nosso dia, podemos produzir ou podemos estagnar, podemos ser criativos ou deixar o tédio invadir nosso quarto, podemos aproveitá-lo ou apequená-lo, a folha está em branco, a tinta em nossas mãos.

Posso até nunca ter comprado um jeans, não ter a minha casa, nem meu cachorro e tão pouco ter carteira assinada. Mas aquela cachoeira, aquele chocolate do fundo da panela, aquela bolacha Maria, o cheiro gostoso de leite no café da manhã, a frio na barriga(por inúmeros motivos), o abraço apertado de amigos , o esquentar de pés numa noite fria, o beijo intenso no carro, o cheiro do perfume ( singular) impregnado no seu corpo, a sensação de tocar o chão da lajota fria,depois de um dia exaustivo de trabalho, o cheiro de lavanda ,após o banho. São coisas que não podemos comprar, mas sim, senti-las.

O jeans , só é bom quando está velho e delineando o nosso corpo, isso requer tempo e maturação. Para isso, preciso ainda lapidar muitas pedras em meu caminho , preciso jogar algumas e guardar outras. Assim, quando me banhar naquela cachoeira, sentirei de verdade, o que é a água passar por entre meus dedos, sem tentar,em vão, segurá-la,apenas deixarei o seu percurso correr, pois assim é a vida, um rio que corre, que passa, e que muito embora, faça sempre o mesmo caminho, a água que percorre nunca será a mesma.

Assim é a felicidade, temos muitas formas de vivê-la. Há quem seja feliz com um jeans novo , há quem seja com um bem velhinho e desbotado. As opções são muitas, mas a vida , é só uma.

"Que seja eterno enquanto ( você queira que ) dure".

Luciana Tapajós.