E RECLAMA

Levanta-se a cancela e o carro adentra o estacionamento. Ramires veio em busca de dois funcionários que estavam realizando um curso sobre um novo software aos colegas daquele prédio. Na saleta de espera, James o cumprimenta. Ramires lhe inquire sobre a dupla. Hora marcada para o embarque: 11h30min. Atraso de 5 minutos.

Após alguns minutos, James diz: - Já são 11h40min. Os caras não estão por aqui, muito menos avisaram se iriam atrasar. E, é porque ligaram às 11h20min, perguntando se você já havia chegado.

- Tranquilo! Devem estar na conclusão ou recolhendo material utilizado na apresentação.

...11h45min.

- Caramba! Eles não vieram ainda. Esse povo folgado merece...

Entrecortando a fala do colega, Ramires rebate: - Sem problema! Talvez, foram almoçar. Aproveitarei e farei a refeição em dez minutos. De repente, encontro-os no restaurante.

- Mas era para estarem aqui ou pelo menos avisado... Sem ouvir a continuação da frase, Ramires sai da sala.

Retorna do almoço e o pessoal ainda não estava lá, nem dado notícias. James continua a reclamar da situação. Ramires senta segurando um copinho de café: - Calma! Esperarei mais um pouco.

- Como é que pode? Marca um horário e...

Ramires assiste ao noticiário na televisão e tenta mudar o assunto:

- Não me empolgo com a contratação desse jogador para a nossa seleção, nunca gostei do estilo dele. O que você me diz, James?

- Sei não! Não o conheço. Será que pegaram um ônibus? Se fosse eu comunicava para o Diretor.

“Eu é quem deveria estar incomodado e não estou”, pensa Ramires. – James! Meu horário de trabalho se encerra às 15h. Por isso, posso muito bem esperar mais alguns minutos sem me estressar.

- Você deveria pegar o carro, ir embora e deixá-los pra lá. Essa gente tem que aprender a respeitar horário.

“Não aguento esse cara, não! Que baixo astral! Que pessimismo! Vou sair daqui”.

No hall, efetua uma ligação à Chefia de Transporte do órgão e relata o fato. Logo após, o seu chefe retorna a ligação e o informa que a dupla estendeu o curso por mais 30 minutos, e estava entrando no elevador para descer.

As portas se abrem e os dois camaradas abrem largos sorrisos para Ramires que os cumprimenta – três colegas de trabalho bem relacionados entre si -. Em seguida, o trio caminha em direção ao estacionamento. E, em uma última olhada para trás, Ramires vê James de braços cruzados, na porta da sala, murmurando...

P.S. Texto inspirado em fatos reais, abordando o desvencilho do pessimismo por osmose nas relações interpessoais, de modo a evitar conflitos gratuitos, em razão de se deixar sugestionar por sujeitos de baixa estima.