Conhecimento é poder

Só lendo atentamente a história aprendemos de fato como os povos latino-americanos foram vencidos pelos invadores "cristãos". Vejam, por exemplo, o caso da invasão de Fernão Cortez ao México a mando da Espanha com as bençãos da Santa Igreja Católica. Ele desembarcou em Vera Cruz acompanhado por cem marinheiros e 508 soldados. Trazia 16 cavalos, 32 bestas, 10 canhões de bronze e alguns arcabuzes, mosquetões e pistolas. E bastou-lhe isso para tomar Tenochtitlán, capital asteca que era cinco vezes maior que Madrid.

Por que conseguiu subjugar os astecas? Porque tinham conhecimento, osindígenas ignoravam as armas, não conheciam nem o arado, nem o ferro, nem a pólvora, nem o vidro e não empregavam a roda.

Quando leio a história dessa invasões penso na nossa Amazônia. Será que temos conhecimento e armas para defendê-la se os países ricos e imperialistas decidirem ocupá-la de olho nos seus recuros naturais? Sei que é só uma espécie de exercício de futurologia (ou devaeio) de um véio caduco, mas o Brasil devia se prevenir e cuidar mais da Amazônia, da sua defesa,inclusive com armas. Nunca se sae do que é capaz os países imperialistas. Basta ler a história de ontem e de hoje,a avidez desses países ricos ão tem limites. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/04/2016
Código do texto: T5621398
Classificação de conteúdo: seguro