DIA DO TRABALHO... *

Primeiro de maio é um dos feriados universais, comemorando em muitos países; nada de novo estamos acrescentando, porem ao fazermos uma breve pesquisa* ficamos surpresos: há apenas um pouco mais de um século atrás os trabalhadores estavam completamente desprotegidos, em função de pouquíssimas Leis que dessem amparo aos mesmos...

Elas surgiram com o início das atividades industriais que começaram a ter os seus destaques no século XVIII.

Nos primórdios de nossa estória, as atividades se restringiam à caça, pesca e mais tarde rudimentares trabalhos na agricultura. Passou a ter um papel preponderante a atuação nesta área.

A própria agricultura sentiu os efeitos benéficos do início da era industrial, incorporando para si novas tecnologias que facilitavam o trabalho, exigindo menos mão de obra; estas pessoas emigraram para os grandes centros urbanos para exercerem novos trabalhos nos setores de produções, com uma diversidade de produtos.

Os setores industriais começaram a produzir bens que proporcionaram mais conforto à vida das pessoas, tornando mais fácil suas atividades diárias; inevitavelmente no final daquele século e nas décadas seguintes; o Capital e o Trabalho precisaram aprimorar suas Leis, a fim de terem uma relação mais justa; muitos líderes sindicais deram suas próprias vidas, para que Leis fossem aprimoradas e amparassem aqueles que somente tinham para oferecer sua mão de obra...

Apesar de enorme avanças os desafios prosseguem no século atual, diante de uma economia globalizada; os trabalhadores precisam do amparo das Leis para manter seus empregos em seus países de origem...

Não é tarefa fácil diante do egoísmo de grupos que visam somente o lucro, não se importando se os meios vierem em detrimentos de muitos, cuja única fonte de renda é oferecer o seu trabalho...

Dias atrás casualmente assistimos um pronunciamento de um Senador, fazendo uma alerta as autoridades competentes; setores de produção de nosso país que produzem o café solúvel, e que tem um excelente mercado de exportação; ao invés de adquirirem o nosso café, importaram da Coréia do Norte; café de difícil mercado, pois contem excesso de defensivos agrícolas, e isto tem dificultado sua exportação, aliado aos baixíssimos ganhos de seus trabalhares, sem quaisquer leis sociais que os protejam; e que nossos produtores correriam o risco de terem suas exportações extremamente dificultadas, quando os importadores soubessem que a matéria prima usada não era colhida no solo brasileiro...

Mandamos um e-mail parabenizando pelo pronuncioamente; que de imediato agradeceu. – o que não muito comum. –

Comprovando que o egoísmo continua sendo uma barreira que dificulta, ontem como hoje o bom relacionamento entre o Capital e Trabalho; como o mundo está carente de visionários que na sua época deram primordial importância a quem trabalha; Henry Ford, por exemplo, que no seu tempo, dobrou os salários dos metalúrgicos, muitos achavam que iria falir, pelo contrário prosperou ainda mais, pois o operário contente produz com mais consciência coletiva, visando bem da própria empresa, que lhe garante o trabalho digno e valorizado; em nossa opinião este viveu alem de seu tempo, dizia que o ganho do metalúrgico, deveria permitir que comprasse o seu próprio carro, fabricado por eles...

*Em Paris, no mês de maio de 1889, houve um Congresso Socialista, que instituiu o primeiro de maio; Dia Mundial do Trabalho; em homenagem aos trabalhadores que participaram de uma greve geral em Chicago, em maio de 1886; uma das reedificações, - pasmem! - era diminuírem a jornada de trabalho que em média eram de 17 a 18 horas diárias... Houve sérios conflitos com policiais; com vitimas e feridos, cinco líderes foram e rapidamente julgados e condenados, - no mês de outubro - ao enforcamento, um deles suicidou-se na prisão.

Quando tomamos conhecimento destes tristes acontecimentos, nos parecem serem de ficções; mas na realidade aconteceram; com certeza o sacrifício destes mártires, e de muitos outros não foi inútil, pois acelerou o processo de termos uma sociedade mais justa e solidária.

*Alguns dados compilados da Wikipédia

Curitiba, 30 de abril de 2010 -Reflexões do Cotidiano – Saul Hoje é 30 de abril de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/04/2016
Código do texto: T5620869
Classificação de conteúdo: seguro