Senhora

Nao gosto dos romances de José de Alencar, mas faço uma exceção: "Senhora", li-o duas vezes, a primeira em 1961, tinha dezoito anos, e gostei. Depois em 1974, ano que nasceu minha filha caçula, treze anos depois, tinha 3l anos, ainda gostei mais. Acho que foi um romance avançado para a época, a a~ção se passa emmeados do século XIX. Digoavançado porque narra a história deuma moça vom viés feminista para aquele tempo, Aurélia Camargo, ela que fora rejeitada pelo noivo, Fernando Seixas porque o cara queria daro golpe do baú casando com uma rica, mas aí,nos romances deepocasempre tem esses aís, Aurélia enrica e compra opasse de Fernado e, pasmem, se vinga dele humilhando-o, ocra sofremais do quepitomba naboca de jegue, até que consegue, com seus próprios esforços, vencer na vida e resolve se divorciar de Aurélia, faz isso,mas na despedida ela lhe revela que sempre oamou e mostra o testamento que fez no primeiro dia de casamento deixando toda a sua fortuna para ele. Ficam juntos como amantes. Mas isso é só uma palhinha, o roamnce tem umclimaarretado, personagens fantásticos, é,repito,a honrosa exceçãodos livros chatos de Alencar. Daria um ótimo filme,série ou novela. Foi publicado inicialmente como folhetim.

Mas oque eu queria dizer mesmo é que fiquei perplexo com os alunos deum grande colégio aquido Recife. Colocaram como tarefa dos alunos do que erqa antigamente segundo ano científico ou clássico, a leitura desse romance, o professor iriaarguir alguns e pssar um trabalho que só poderia ser rspondido se os carinhas lesses os livros. Mas a meninada é esperta, arrumaram um resumodolivro demais de300 páginas, em apenas umas 40 páginas. Esse resumo chegou às minhas mãos. Fiquei perplexo, entãomostreia um vizinhoqueé professor de português em outro grande colégio,indgando comonãopribem esse tipode redução. Ele riu gostoso e me disse que esseatéest´mais longo, que os de MachadodeAssis sao resumidosem 25 e 30 linhas porque se tiver mais linhas o pessoal não lê e detesta essesromances do passadp, a coisa tem queser atual, picante e com ação. É ofim da literatura.Inté.`P.S. Não falei do golpe. Quaquaraquaquá.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/04/2016
Código do texto: T5620486
Classificação de conteúdo: seguro