AGRADINHOS E LAGARTEADAS

(Diário de minhas andanças)

"Agradinhos",são ótimos e sempre bem vindos.
Há algum tempo atrás em minha crônica intitulada "Dona Geni",falei de uma simpática senhora,nossa vizinha, que surgia do outro lado do muro que nos separava,presenteando-nos com os mais deliciosos quitutes.
A fila anda,Dona Geni tomou novos rumos em sua vida,restando-nos as mais ternas lembranças.
Era ela,nossa inquilina numa casa que hoje não mais existe.Em seu lugar,um moderno sobrado abriga um jóvem casal,nossos atuais vizinhos.
Foi deles que partiu esse agradinho.Colhido em suas terras de plantas.
Uma robusta pinha!

Que aberta,nos forneceu mais de uma centena de deliciosos pinhões.

Pinhões evocam manhãs de inverno e estas incitam à "lagarteadas".
[Nada melhor que uma lagarteada por volta das dez da manhã]
Hoje até tentei.Foi em vão, não encontrei meus velhos conhecidos.Voltei "Xavier",como dizia minha mãe,ou,segundo meu vizinho:"Quebrei a vassourinha".
Morrendo de inveja,ao cruzar por um restaurante na parte alta da cidade,onde a galera do interior que vêm resolver assuntos na cidade,lagarteava às pencas na calçada aquecida à doçura do sol de outono.
Como consolo,resta-me uma panelada de pinhões cozidos.

PS."Lagarteada" - Uma reunião de amigos,vizinhos,etc...Que,escapando aos rigores do frio,aglomera-se em local com muito sol,para jogar conversa fora enquanto se aquece.
Rolam os mais variados papos, anedotas e até algumas gabolices.Tudo regado à chimarrão, café e pinhão cozido.
A maioria das lagarteadas costumam ocorrer pelas manhãs.


Joel Gomes Teixeira