Às favas a democracia

É bom reler a história que Eduaerdo Galeano dizia ser "um profeta com o olhar voltado para trás; pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será". Que se faça uma leitura pelo menos da história dios golpes, não arranca tampo de ninguém. Fazendo isso se verá que todas as mazelas golpistas foram revestidas de "aspectos legais". Colocaram sempre um tapete com reclame legal para cobrir4 o lixo e a merda golpista.

Getúlio quando deu o golpe em 37 e criou o tal Estado Novo, fez até asleis desse sistema ditatorial, inclusive eivada de mecanismos repressores. Em 54 acusaram Getúlio de tudo e sempre com base as leis, chegando ao cumulo de se fazera tal "República do Galeão", parecedíssimacom essa do Paraná. Getúlio teve que se suicidar. Em 64, a mesma coisa desestabilizaram via imprensa e toda sorte de conspiração o governo de Jango para evitar as reformqas de base,inclusive com aajuda dos EUA, Ibad e o escambau. Mas tiveramo cuidado de fazer o golpe ter aparência legal, um capacho golpista, o senador Auro Moura Andrade, sob os protestos de vários senadores e deputados, declarou vaga a prsidência da República, os tanques já estavam chegando e empossaram outro capacho na presidência,Mazili, depois fizeram às pressas umaeleição indireta, com o mesmo frisson dessa sessão que aprovou o processode impeachment de Dilma, e elegeram um general presidente, Castelo Branco, começava ociclodos generais, e tudo com "aspectos legais".

Até o ato 5 (lembram-se dele?) foi editado após uma reunião de todos os ministros de estado da ditadura, presidido pelo entao presidente ilitar Costa e Silva, um ato que além decensura à imprensa abria caminho para a repressçao brutal com cassações, perseguição,prisão,tortura e assassinatos. Todos os ministros assinaram o monstrengo assassino, e um deles, mais excitado, o coronel Jarbas Passarinho, entao ministro senao me engano do trabalho, que tirava ionda de legalista e democrata de araque, deu uma justificativa histórica e absurda para assinar o ato: "ÀS FAVAS,SENHOR PRESIDENTE, COM OS ESCRÚPULOS DE CONSCIÊNCIA!"".. Allgo terrpível mas que est´qa nos anaisda história.

E hoje? Nada mudou, estão agora mesmo dando um golpe com a justificativa constitucional de impeachment, mas sem o motivo para isso,o crime de responsabilidade. Os deputados deram aquelas justificativas que estareeceu todo o mundo. O senado só vai dar uma, vai parodiar PPassarinho, e afirmar em altoe bom som: "Às favas a democracia".

Mas a história vai registrar que todos os golpistas vão ficar com umatatuagem eterna na testa: golpista. Inté.

Nota: o relator do processo de Dilma no Senado,Anastasia, foi quem mais recebeu nopaís doações dasempreiteiras da Lava Jato e assinou comogovernador as pedaladas ficais. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/04/2016
Código do texto: T5618756
Classificação de conteúdo: seguro