Cérebro e Cerebelo

Fui o estudante mais malandro do ginásio que estudei. E só terminei o curso ginasial graças a um golpe (não, não foi impeachment, foi golpe mesmo.

Como já era repetente na quarta série, sabia os macetes do colégio. Sabia, por exemplo, que o orador da turma concluinte nunca era reprovado. Resultado, junto com outros colegas também malandros comecei a fazer campanha para ser o orador da turma, mesmo tendo dificuldade para falar em público. Fui eleito, o voto direto, não houve como o padre diretor impedir, ele bem que tentou, mas não conseguiu vencer a campanha bem orquestrada, eu fazia um favor aqui, outro acolá, elogiava, enfim, fazia a demagogia política. O interessante é que alguns professores querendo se ver livre de mim passaram a simpatizar com minha candidatura.

Bom, me elegi,prego batido e ponta virada. Não havia como impedir a minha aprovação no final do ano devido a praxe de que o orador da turma não podia ser reprovado. Certo? Errado, aconteceu que o professor de Ciêcias não concordou com a tradição e afirmou ao diretor que me reprovaria. Ora, os convites já estavam sendo providenciados, e o meu nome constando como o orador. O padre foi à classe e avisou do problema e disse que elegessem outro orador porque eu estava reprovado em Ciências. O professor ão gostava de mim não apenas por eu ser mau aluno, mas porque detestava comunistas e filhos de comunistas, era um sujeito fascista e intolerante. Detalhe: eu precisava,pasmem, 9,5% na prova oral. Impossível, eunão sabia nenhum dos 20 pontos que seriam sorteados. Foi um choque para mim ver que seria cassado, reprovado, impichado.

Refugiei-me nomeu bunker predileto,o sinuca, mas estava borocoxô, era bom jogador de sinuca mas estava passando bolas incríveis. Um amigo meu, um malandro que nem era estudante, exímio jogador de sinuca, jogava muito melhor que eu, me vendo um trapo, me cjhamou num canto e perguntou o motivo. Expliquei tudo. O cara ficou ouvindo em silêncio. Quando falou no sorteio dos pontos, ele arregalou os olhos, deu uma tragada no Continental sem filtro, lasca peito, e perguntou como se dava o sorteio do ponto. Eu disse que eracomum squinho de pedras de víspora. Ele foi no "escondidinho" do sinuca, onde se jogava baralho e outros jogos, e trouxe um saquinho de pedras de vispora e perguntou se elas eram iguais às do colégio. Eram. O cara então bolou o golpe. Pegguntou qual era um ponto muito difícil, eu disse que Cérebro e Cerebelo, o 19. Ele pegou a pedrinha 19 e me entregou, antes me ensinou como´levá-la escondida entre os dedos, dizendo que tudo iria depender de sangue frio e esperteza. Que era muito facil passar a perna no professor. Concordei com o projeto golpista.

No dia da prova, o padre diretor presente, outros professores, a galera toda assistindo,alguns para tirarem meu couro e outros para me consolarem. Quando o professor me chamou eu fui calmo, e aí ele me surpreendeu, disse que eu era tão mau aluno que iria me conceder um favor especial, que eu escolhesse qualquer ponto. Poderia ter dito o 19, o único que decorei, mas jamais aceitaria um favor e clemência daquele professor fascista. Fui claro disse que dispensva o favor, que queria tirar o ponto por sorteio. Ele riu e estendeu o saquinho satisfeito, eu enfiel a mão com a pedrinha entre os dedos, depois tirei e mostrei a ele. O cara riu e disse que além de malandro eu era azarento, tirara o ponto mais difícil ,e mandou que eu dissesse o que sabia do ponto. Esse professor era apenas um decoreba, suas aulas consistiam em repetir o que estava no livro. Então fiz o mesmoque ele, repeti do começo aofim todo o ponto. Wuando termeinei ele estava surpreso, sem graça, vencido... Eu entao cantei de galo: - Vamos, professor, eu preciso de 9,5, mas não aceito só essa nota, o senhor vai ter que me dar dez, aqui há testemunhas, inclusive o diretor, vamos bote a nota, ele pegou a Parker 51 e botou o dez. Foi um auê danado, fui prabenizado e o professordeu no pé puto da vida, fiqueipor ali e sem que ninguém notasse peguei a pdra 19 botei no bolso e fui devolver ao sinuca.

Nao me orgulho desse golpe, mas ainda hoje quando pegonuma pedrinha de víspora ou bingo e amolego eu me lembro da emoção dequandometi a mçao no squinhocomapedrinha 19 entre os dedos,e do prazer que senti tirando um sarrocom o professor fascista. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/04/2016
Código do texto: T5616906
Classificação de conteúdo: seguro