A ELITE BRASILEIRA É CAIPIRA
Pensando bem, acho que o Príncipe Fernando tão chegado às finezas europeias, acertou em alguma coisa sobre os brasileiros. E naturalmente, ele estava pensando nos brasileiros que iam para a europa em tempos em que os pobres ainda não conheciam aeroporto, muito menos havia passagem de avião pra pagar em doze vezes, essas coisinhas do nosso Brasil mais recente.
Pois dizia o grande sociólogo em uma brilhante sacada que o brasileiro, o brasileiro é caipira.
E por que eu concordo com ele?
Relendo o que uma holandesa falou sobre o que ela vê no Brasil de infinitas qualidades e que o povo daqui não reconhece, logo lembramos do tal
complexo de vira lata, termo criado lá nos tempos do Getulio pelo Nelson Rodrigues,
Pois é incrível como a nossa elite é retrógrada.
Eles parecem os portugueses ricos de uma burguesia deslumbrada com Paris, segunda metade do século dezenove, macacos de auditório da França e que Eça de Queiroz tão bem retratou. Dizia ele em Os Maias que as festas em Portugal eram muito bizarras tentando imitar a burguesia francesa da Terceira República.
.Nessa época, muitos portugueses iam trabalhar em França como serviçais, trabalhos modestos, e depois de juntarem algum dinheiro voltavam e assim, melhor arranjados, precisavam descontar isso de alguma forma e o faziam desprezando suas origens.
Os que progrediam começavam a formar uma classe média que entretanto guardava no DNA aquela marca nos joelhos onde os calos da humilhação eram passados para as gerações.
os ricos do Brasil, muitos, descendentes de imigrantes europeus . viraram elite há umas quatro gerações, talvez menos, por seu progresso econômico.
Não é de se admirar que precisem mostrar que são melhores , elogiando países como França e Estados Unidos com deslumbramento.
Então vamos concordar com o Fernando.
A elite brasileira é caipira.