Uma das coisas que mais gosto de fazer aqui em Dublin, é  caminhar despretensiosamente pelas ruas da cidade, e sentir a atmosfera do local, estabelecer uma conexão, observar as pessoas e a rotina da cidade. Acontece que, passada a fase que eu me perdia, as ruas se tornaram parte do meu cotidiano e os detalhes do que um dia foi novidade, hoje passam muitas vezes despercebidos.

Quando pensei em escrever sobre as ruas de Dublin, fiz a mim mesma uma proposta; ser turista na cidade onde estou há alguns meses. Saí com a câmera nas mãos, atenta aos detalhes, às cores, ao movimento, observando a rotina da cidade. Mas nem tudo são flores por aqui... A presença de alcoólatras e usuário de outras drogas nas ruas assusta à primeira vista, só ladrão é que é difícil aqui, pois nem polícial existe pelas ruas, mas é comum ver discussões no meio da rua entre os irlandeses alcoolatras, são agressivos entre si e falam alto.

O alcoolismo por aqui é um problema social que independe de idade ou sexo. O frio aqui faz com eles bebam muito, e não raro vejo mulheres de meia idade carregando suas 'falsas' garrafas de refrigerante dentro da bolsa; isso porque aqui não é permitido beber nas ruas. Uma das medidas do governo para combater o problema, foi aumentar a taxa de imposto das bebidas alcoólicas e isso explica em parte, por que beber por aqui é mais caro do que em outros países da Europa! É possível encontrar casos de moradores de ruas por aqui também, mas os números não são alarmantes, comparando-se com outras realidades ai no Brasil!

Se você gosta de música, vai se encantar com os músicos que se apresentam pelas ruas de Dublin. Tem pra todos os gostos e algumas apresentações, nos fazem realmente parar para apreciar! Importante lembrar que, uma das formas de se admirar o trabalho de um artista de rua, é reconhecendo financeiramente sua arte, pois muitos deles vivem apenas dela! Os músicos se apresentam geralmente nas seguintes localidades; Mary Street, O’Connell Street, a famosa Grafton Street e na região do Temple Bar. São músicos de todas as idades e tocando todos os estilos que disputam a atenção do público!

A pintura também chama muito a atenção dos pedestres, e no passeio que fiz pelas ruas, encontrei as obras de um artista que estava expondo e pintando ao mesmo tempo; que me deixou arrepiada. A arquitetura das construções, também confere um toque especial à cidade. Outro charme de Dublin são as curiosas portas coloridas. Há algumas explicações para tal. No entanto, a versão bem-humorada defende que as portas foram pintadas pelas mulheres, a fim de facilitar que os maridos bêbados encontrassem a porta de casa [risos]

Depois de uma boa caminhada e tantas coisas vista, fui premiada com a presença do astro rei, que pude  contemplar o pôr do sol, que nesta época do ano acontece depois das nove horas da noite! Dublin é uma cidade linda, que me encantei e tudo indica vou morar por aqui um tempo! As gaivotas também fazem parte do nosso cotidiano aqui....sempre dominando os céus de Dublin na região do rio Liffey! É bom poder parar no meio da ponte que cruza o rio, e observá-las voando livremente, como quem diz: "Poderia voar para muitos lugares, mas escolhi ficar aqui!"...É nesse ponto que me identifiquei com elas.. 
."VOU FICAR POR AQUI" ...

 

Dublin/Irlanda 2016
[Lianatins]*Poetisa do Amor*

___________________________
MÚSICOS DE RUA - DUBLIN

https://www.youtube.com/watch?v=Glspdowy4i8

___________________________
Lianatins
Enviado por Lianatins em 23/04/2016
Reeditado em 07/05/2019
Código do texto: T5613460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.