A Invasão do Brasil!

A Invasão do Brasil!

Em 22 de Abril de 1500 o colonizador português “invade” as terras recém-descobertas além do oceano Atlântico... O novo mundo... Os pesquisadores que escrevem a maioria dos livros de História quase que de forma generalizada utilizam o termo “descobrimento” quando discorrem sobre a colonização do Brasil.

A utilização deste termo, do qual eu como Historiadora, desaprovo, faz da chegada dos portugueses ao Brasil, um fato romantizado. Afinal, “descobrir”, esconde de fato o que ocorreu com a chegada do colonizador europeu em terras brasileiras de imediato. Se os portugueses tivessem apenas “avistado” o território desconhecido e desviassem suas caravelas de volta para a metrópole (Portugal), poderíamos dizer que os portugueses “descobriram” o Brasil.

Mas, a História registra que de fato, além de tornar a conhecer o território desconhecido, o europeu tomou posse do mesmo, desrespeitando as populações nativas que já habitavam o território. Considerando que os mesmos não foram os primeiros habitantes do Brasil, pois pesquisas cientificas mostram que antes da presença dos indígenas, outros povos habitaram nosso território.

A ideia de superioridade do branco europeu em relação aos nossos povos foi agressiva. Preconceito, Racismo, Etnocentrismo conduziram o processo de colonização, fazendo com que nossas populações locais, fossem afrontadas, agredidas, humilhadas, dizimadas Para o impostor, nossos povos eram selvagens, incapazes, imorais, pagãos... Era necessário resgatar suas almas do fogo do inferno. A referência de “civilização” do europeu foi imposta!

Não reconheço o que comemorar em 22 de Abril... É apenas uma lembrança infeliz de quanto a população indígena brasileira foi ultrajada e violentada em seus direitos humanos, por que resistiu até a morte contra seus inimigos. Após 516 anos as populações indígenas do país continuam a ser afrontadas... A invasão do Brasil ainda é uma triste realidade!

Salve as populações indígenas do Brasil!À eles, meu respeito e admiração!

Pérola Africana
Enviado por Pérola Africana em 22/04/2016
Código do texto: T5613387
Classificação de conteúdo: seguro