O DIA DA TERRA DEVE SER TODO DIA!

Hoje é considerado o dia da terra; para muitos uma data esquecida, para aqueles que lutam por uma terra melhor: uma data lembrada todos os dias. O nosso Planeta está morrendo, tudo por causa do próprio homem que pensa somente no seu próprio bem estar. A natureza reflete o que anda no coração humano: se ela está degradada, é porque o coração se degradou. O homem precisa usar a Moderação, a Inteligência e a Partilha para reverter essa situação. O futuro do planeta está em risco, e a culpa é da própria humanidade. A mesma que diz "este mundo está louco", ou "este clima está louco", quando, na verdade, a loucura está na própria sociedade, pela falta de cuidado que ela tem com sua própria casa: o planeta Terra.

O ser humano sempre transforma e desperdiça mais recursos naturais do que o meio ambiente consegue repor. O aquecimento global, as variações e catástrofes climáticas e a escassez dos recursos hídricos, são algumas das principais consequências da poluição dos rios, do solo, da degradação dos biomas, do desmatamento, das queimadas e do uso abusivo dos recursos naturais pelo homem. A sobrevivência do homem depende diretamente da preservação do meio ambiente. É preciso não só refletir, mas criar o hábito de preservar. Tudo se inicia com atitudes simples, como o plantio de uma árvore por cada pessoa, o uso racionalizado dos recursos não renováveis, a prática da coleta seletiva, a reciclagem, que não só amenizam o aquecimento global, como contribuem para a sobrevivência de espécie humana.  Os cientistas alertam: “a água potável será um dos primeiros recursos naturais a se esgotar nos próximos séculos”. Celebramos o dia da terra, mais vem logo em mente: será que temos motivos para festejar essa data? Festejaremos o dia da terra, quando não mais existir tanta violação a nossa casa comum. O dia da terra pode ser todo dia se cada indivíduo se comprometer a cuidar, a preservar e a amar a terra, fonte de vida.

Gabriel Soares Barros

gabriel.soares.barros@hotmail.com

Rio Branco Acre – 22 de abril de 2016

gabisbarros
Enviado por gabisbarros em 22/04/2016
Reeditado em 22/04/2016
Código do texto: T5613088
Classificação de conteúdo: seguro