Mensagens que edificam - 177

Desaprender para reaprender. Pode parecer um tanto quanto estranho, mas esta é uma condição para ampliar o horizonte do conhecimento. Talvez não seja uma tarefa fácil, considerando que exige humildade. Nem todos admitem que podem estar errados e que precisam rever seus conceitos, e se alguém consegue isso já é um forte sinal que uma evolução está acontecendo. Somos educados e disciplinados sob normas e regras que incluem formação de caráter, podendo ou não fazer parte a flexibilidade de pensamento. Isto não é ser fraco, nem inconsistente, mas provar que somos evolutivos e não estagnados ou até reacionários. A elevação da performance interpretativa não ocorre em ambientes de sistematização do absoluto indissolúvel, mas onde os princípios são sempre lapidados desprovidos de desnecessárias vaidades onde mudar de opinião possa ser classificado como inconsistência. A eficiência de um cérebro aberto à ampliação da capacidade cognitiva e jugadora se evidencia na ausência de uma inútil supremacia de valores arcaicos e ultrapassados pela própria revelação de novas descobertas. Nisso, preciso concordar em número, género e grau com Romanos: 12. 2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...

Qualquer indiferença à evolução, resultante da busca por perguntas não respondidas, ou trancadas em calabouços de embalsamada ignorância resultará sempre na apatia pelo novo e uma simpatia pelo conservadorismo ultrapassado. Não somos postes, nem árvores não transplantáveis. Somos seres pensantes e conclusivos em toda e qualquer linha de pensamento. A irredutibilidade tem matado pessoas e ideais, tem bloqueado avanços e pagado a conta de posicionamentos para lá de retrógrados. Por essas e outras sou uma mente em transformação.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 21/04/2016
Reeditado em 21/04/2016
Código do texto: T5611415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.