MULHERES BELAS RECATADAS E DO LAR
Minha avó paterna era professora estadual, teve quatro filhos que criou com sacrifício. Era bela – tinha lindos olhos azuis –, recatada e do lar também, pois além do horário de trabalho continuava sendo dona de casa, esposa e mãe dedicada.
Minha avó materna teve três filhos que criou com sacrifício. Uma mulher forte e vigorosa, generosa, amorosa e gentil. Era bela – tinha olhos verdes, um lindo sorriso, uma doçura sem par –, recatada e do lar, sendo além de dona de casa, esposa e mãe dedicada.
Minha mãe trabalhou desde os dezesseis anos – foi comerciária e técnica da previdência social – funcionária federal concursada. Teve quatro filhos que criou com sacrifício. Era bela – tinha lindos olhos verdes. Recatada e do lar também, pois além do horário de trabalho continuava sendo dona de casa, esposa e mãe dedicada.
Comecei a trabalhar aos dezoito anos, estudei mais que minha mãe e minhas avós – fiz dois cursos superiores, tive duas profissões.
As oportunidades aconteceram na medida da minha capacidade, da minha dedicação, persistência e perseverança.
Concursada em uma grande empresa, trabalhei arduamente até poder exercer minha profissão liberal. Aposentada, voltei a trabalhar.
Criei dois filhos com muito sacrifício. Por minha livre escolha, já não estou casada, mas continuo mãe e avó dedicada.
Dona do meu nariz e da minha própria casa no mais amplo sentido. Moderna, resolvida, independente, sem conflitos.
Com preconceito, SIM, mas de uma sociedade hipocritizada que preconceitua e descontinua o real entendimento do que sejam opções e escolhas pessoais.
E continuo aqui: bela, recatada e do lar (enfim!).
Mara Inez de Moraes
20 de abril de 2016