AMIZADE

Amizade

No próximo dia 20 de julho comemora-se o dia da amizade. A data como qualquer outra, motiva a alguns poucos refletirem sobre o real significado de uma amizade. Outros se isolam em um mundo particular, fechando espaços que bem poderiam contribuir para, através do diálogo, expandir novas idéias e conseqüentemente, conquistar e reconquistar pessoas.

A luta diária pela sobrevivência, muitas vezes nos impede de fortalecer a amizade com aquelas pessoas que admiramos, que temos estima. Via de regra, somos julgados ou julgamos os outros, apoiados em traços personalísticos e em ações momentâneas que nem sempre traduzem as reais características individuais. Por conta disso, nos afastamos das pessoas e perdemos a chance cultivar uma boa amizade.

Há também que se levar em conta que o egoísmo de alguns, desenvolvido ao longo do tempo, suplanta qualquer tentativa de harmonização das suas intenções com as dos outros. Cedo aprendemos a nos afeiçoar àqueles que nos escutam, que nos sorriem e que nos dispõe o ombro amigo. Estes são verdadeiramente, nossos amigos. Estes também, nos advertem com docilidade, nos mostram outros caminhos que nos ajudarão a contornar as estepes. Fazem parte de nossas vidas e são lembrados sempre com admiração e respeito.

Um bom amigo é um tesouro inestimável e independente do dia no qual se comemora a amizade, é importante para quem o tem, não importa o número, manter-se alerta no que se refere a sua preservação, pois a maledicência do mundo moderno pode contribuir para seu desgaste, caso a amizade não seja retro alimentada.

Portanto, se o prezado leitor ainda tem em mente um bom amigo, cuja lembrança perdeu-se no tempo, procure se for possível e interessar, reativar o contato com ele. Quem sabe ele guarde de você a melhor das lembranças de uma boa amizade; Quem sabe ele esteja vivendo uma situação confortável - uma vida rica de sabedoria ou um momento de esperança; Quem sabe ele possa ajudá-lo a se desvencilhar do que hoje o torna triste; Quem sabe o triste seja ele, mas que mesmo assim, não se cansa de esperar por uma palavra amiga de um velho amigo.

Em qualquer circunstância, é sempre bom ter por perto um velho amigo ou um amigo novo. Para todos aqueles dos quais privamos a amizade, segue um abraço fraterno com o compromisso de renová-lo qualquer dia, qualquer hora e em qualquer lugar.

Rui Azevedo – 11.07.2007

www.ruiazevedo.com

Rui Azevedo
Enviado por Rui Azevedo em 11/07/2007
Código do texto: T561047