Outros quinhentos?

O espetacular e prolífico craque argentino Lionel Messi chegou à emblemática marca dos 500 gols, no mesmo dia em que os quinhentos e tantos deputados federais em Brasília nos davam um espétaculo de gols contra a democracia.

Chegar a essa marca prodigiosa, nos campos, e na disputadíssima arena esportiva nos dias de hoje é um feito extraordinário. Messi domina o cenário futebolístico mundial há mais de dez anos. Seus inúmeros títulos, taças e faixas comprovam seu nível competitivo de excelência. Só de melhor jogador a atuar no solo europeu, o mais cobiçado galardão futebolísitco, são cinco troféus. Sua nemesis mais fulgurante, e ainda em ação, Cristiano Ronaldo, tem 2.

Mas e para os outros quinhentos, que prospectos? Messi tem 30 anos agora. Pelé, pouco depois de fazer 29, emplacou o seu milésimo gol, em novembro de 1969. Quinhentos duas vezes. E continuou marcando até quase mil e trezentas vezes.

Muitas pessoas levantam dúvidas quanto à contagem e confirmação desses tantos tentos. E, curiosamente, houve antecessores de Pelé, nos anos vinte, trinta, que passaram dos mil gols. E raramente se vê duas listas que coincidam gol por gol.

Pelé, contudo, aproxima-se mais da unanimidade. E tem o argumento irrefutável, ganhou três Copas, das quatro que disputou.

Mas vamos lá, Messi, recomece...e se apresse. No futebol, onde abunda a prece, milagre acontece...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 19/04/2016
Reeditado em 19/04/2016
Código do texto: T5610045
Classificação de conteúdo: seguro