A GIFT OF GOLD ( Um Presente de Ouro)

(Enviado pelo Professor Roberto Carlos, extraído do livro:"TRUE TALES OF AMERICAN LIFE Página 70, carta enviada de San Jose, Califórnia, pelo John Keith )

Sabe João... tem leituras que mexe com o seu ser! Eu sou meio rato de sebo. Lá no Brooklyn tem uns camelôs que vendem livros em plena rua. São livros usados e vendidos a preços muito, muito baratos. Essa última vez eu comprei um livro chamado True Tales of Americam life. Um escritor americano – Paul Auster – foi convidado a fazer um programa de radio. Como não tinha tempo de escrever roteiros ele propôs pedir para os ouvintes que enviassem cartas – contando casos verídicos – e ele as leria ao vivo. Anos depois ele organizou esse livro que comprei.

Terminei de ler uma dessas cartas... minutos atrás e eu gostaria de dividi-la com você. Um menino (7 anos) cursava o ensino fundamental em uma Escola no Bronx e naquela época (1937) os garotos só usavam calças curtas. Só que na classe dele havia garotos com 14 anos que não usavam mais calças curtas. Quando ele terminou o primário ele foi condecorado com uma medalha de melhor aluno. E para a festa de formatura todos deveriam ir com calças compridas. Nessa época a depressão batia fundo nos lares americanos e ele sabia disso.

Um dia ao chegar a sua casa ele deu a noticia para a mãe com muito medo, pois sabia da dificuldade que a família passava. Seria necessário a mãe gastar dinheiro para comprar uma calça comprida para ele. Quando a mãe soube da medalha disse a ele que ela e o pai seriam os responsáveis mais felizes do mundo lá na festa. Mas havia o problema da calça que teriam que resolver. O menino inclusive diz para a mãe que sem as calças compridas ele não iria à formatura.

Dias antes da formatura ela e o menino pegaram um bonde e foram para a rua onde estavam as melhores lojas de roupas de Nova Iorque. Porém, antes de entrarem na loja a mãe parou em frente a um edifício, pediu que ele esperasse alguns minutos ali fora. Ela retornou e eles foram para uma das lojas. Compraram a calça como o menino queria, foram feitos os ajustes e a mãe se dirigiu ao caixa. Lá o menino percebeu que a mãe abriu a bolsa e tirou um envelope marrom, rasgou-o e retirou quatro notas novinhas de um dólar cada. Como a compra totalizou US$ 3,50 ela pegou o troco e foram embora.

No caminho ele sentado na janela do bonde ia olhando tudo por onde passavam. Quando o bonde começou atravessar a Ponte do Brooklyn não dava para ver mais nada devido a altura. Foi nesse momento que ele olhou para a mãe. Ela estava com a sua bolsa no colo e com as mãos sobre ela. Nesse momento ele percebe que a aliança de casamento que estava na mão da mãe quando saíram de casa já não estava mais no dedo dela.

" Me comovi meu caro João... embora tantos anos já se passaram desse episódio! O missivista não diz se a mãe vendeu a aliança ou a penhorou. Mas ficou esse exemplo maravilhoso do que uma mãe é capaz de fazer para a sua prole. Nesse momento fico pensando o que a minha querida mãe possa ter feito por mim que eu nem fiquei sabendo. É João... e tantas pessoas não dão o devido valor as suas mães."