BRASIL! MOMENTOS DE INQUIETAÇÕES E DUVIDAS... 10h40min.

Aqui na Região Sul o dia amanheceu com céu de “brigadeiro”, é outono, mas até parece verão...

Hoje, não deixa de ser um dia importante ao nosso país, é preciso, - independente de nossas convicções, de “favor” ou “contra”- estamos testemunhando estes momentos, porque temos o privilégio de viver numa Democracia; algo que é “impedido” onde vigora os sistemas ditatoriais. Nossa República ainda é jovem, fará tão somente 127 anos em novembro...

Somos de 41, a chamada Era Vargas, já completava 11 anos, terminou em 45; o candidato indicado por ele venceu as eleições, governou por cinco anos, General Enrique Gaspar Dutra. Em 50, triunfalmente Getúlio volta pelo voto popular; o triste epílogo de 24 de agosto de 1954 preferimos deixar de mencionar, pois é de domínio público...

Juscelino é eleito. Na seqüência Jânio também, o é, mas governo por tão somente seis meses e renuncia, Jango assume, é deposto, - ai sim foi golpe! Começa o ciclo dos presidentes militares, Castello, Costa e Silva, Médici, Geisel e culmina com Figueiredo dando fim ao governo militar...

Tancredo é eleito pelo voto indireto, mas acaba não assumindo, o seu vice Sarney acaba completando todo o mandato... Collor “aparece” como o “caçador de marajás”, é eleito, renuncia, o seu vice Itamar, completa o mandato, idealiza o Plano Real, o então Ministro da Fazenda FHC, o “concretiza” é o novo Brasil que surge, com a inflação sob domínio...

Lula inicia um novo ciclo, do Partido dos Trabalhadores, que nos primeiros anos, - quem poderá negar? - de avanços na economia, e melhor poder aquisitivo da população; mas o sonho acabou, e a triste realidade do governo Dilma, que teve o aval do ex presidente, colocou o país numa crise sem precedentes, inflação, desemprego, desmandos na gestão pública; aliado a isto os fortes índicos de corrupção, em que o seu partido é o “campeão” de desvios da Estatal, que está na “lona”, com dívidas quase impagáveis...

Hoje, é um dia muito importante, os senhores Deputados, pelo voto aberto dirão sim ou não pelo seu impedimento... Se for encaminhado ao Senado, se aceito e julgado pelo mesmo, poderá ser fim da era PT; persistentemente, durante anos, através de Lula, buscava havidamente o poder, na época havia a euforia popular de muita esperança; o torneiro mecânico se tornava presidente, mas hoje lamentavelmente, há a “desconfiança”, que o poder de mando o venceu, o “ter” falou mais alto que o “ser”...

Ninguém “perderá” ou “ganhará”, é a vitória será da Democracia, é preciso aceitar sem radicalismo o resultado, o Brasil é um só, “coxinhas” e “mortadela”, são palavras pejorativas, que denigrem a própria visão de política...

Que hoje, o melhor aconteça o melhor para o país... Um bom domingo aos nossos prezados leitores. 11h24min. Curitiba, 17 de abril de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/04/2016
Reeditado em 04/05/2016
Código do texto: T5607872
Classificação de conteúdo: seguro