Favelão

É um dia chuvoso em Recife. Se fazendo sol ando devagar, devgarinho, quase parando, imaginem chovendo. Fico em casa, mas num pé e noutro , doido que estie para dar uma voltinha, passar no boteco ou na banca de revistas para bater um papinho. Mas a chuvinha persistente me proibe. Não ligo a televisão, prefiro não acompanhar a crise. Acho masoquismo ficar ouvindo s discursos dos deputados, o mesmo em relação às mesas redondas, debates, palpiteiros de tevê. O melhor, entendo, é aguardar o resultado e encará-lo de cabeça fria´porque não adianta nada esquentar a cabeça. Torço contra o impeachment, mas sei que seja lá qual for o resultado nada mudará. Só haverá mudança com um entedimento nacional - e ele só piode ser feito por alguém absolutamente honesto, comoé Dilma, mas possui um defeito: é muito teimosa e seu entorno é fraquíssimo. Quanto a Temer ele não tem a estatura de uim Itamar que soube silenciar, ser sóbrio, esperar pelo desfecho da crise, e Itamar não fora citado em nenhuma investigação e nem er comprometido com políticos corruptos. Temer junto com Cunha, Jucá..., não podem realizar nenhum entendimento nacional, só podem sujar a imagem do país. Juro.

Mas enquanto a chuva não pára, eufico recordando a minha Região, principalmente Arcoverde e Pesqueira. São minhas duas pátrias. Na primeira nasci e vivi até os vinte anos de idade; na segunda vive quase 40 anos, estou hoje em Recife, exilado. Mas estou triste com minhas duias pátrias. É que estão virando (ou ja viraram) um favelão. Infelizmente os pefeitosao lopngo do tempo consentiram que se construisse adoidamente em tiodo canto, puxadinhos, mosntrengos, aquelas casas em cima de casas, ocupando espaços que deviam ser perservados, avançandono verde,construindo até nas encostas, atentando contra qualquer lei de urbanismo. Resultado, as cidades estão parecendo o "Morro da Macaca" da novela. Um absurdo. Não há código de postura,bom senso, noção de se preservar a memória municipal e não se liga para a qualidade de vida. E chamam a esse atentado de progresso. É muito triste.

No mais, esperemos que os deputados decidam, mesmop sabendo que 304dos 513 estão respondendo a processo. Chove chuva, chove sem parar... Que saudade do passado. É saudade da juventude. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/04/2016
Código do texto: T5607090
Classificação de conteúdo: seguro