Há mesmo disputas?

Na verdade o ser humano é movido por seu caráter intrínseco à disputa. Sempre fomos assim e só ha união em caso de cumplicidade, sejam elas amor, mesmas ideias ou mesmos objetivos. Mas quando em disputa, mesmo quando há regras pré estabelecidas ou um ambiente de fair play, ainda assim caso algo desande estamos as voltas em trincheiras, sejam elas físicas ou mentais.

Não falo mal de um de nossos caracteres mais íntimos. Se não houvesse o desejo sincero de vencer o outro, não tínhamos o computador, a roda, a ultrassonografia... Ou mesmo quando a disputa é vencer seus próprios limites para cada vez se superar. Oras é assim que conseguimos tão alto progresso e expectativa de vida.

A questão toda não é essa. Mas a possível ideia de que alguém age num ambiente de disputa de forma.. Inocente. É ingenuidade pensar que não há o verdadeiro desejo de ganhar, principalmente se um dos oponentes não conhece bem as regras, ou o pior de tudo, se não há fair play.

Quando um certo barão trouxe de volta as olimpíadas foi pq ele sabia que o homem e a mulher poderiam competir de forma idonea e ética. Ser positivista é isso mesmo afinal.

Então o que sempre se espera em caso de disputas é que no melhor cenário possível, haja ética, regras legitimadas por todos e no fim, aperto de mãos sincero porque ambos deram o seu melhor para vencer. No fundo se a disputa é feita com boas intenções de ambos os lados vence o melhor e vence a ética. Mas não sejamos ingênuos. Isso de modo algum.