A Rainha do Samba e o Velho Sambista

Independente de preferência política, a mim emocioona a coerência e os belos gestos das pessoas. Há pouco mais de uma hora, minha filha me chamou para ver na TV Brasil (ou é Canal Brasil?) um ato público realizado por artistas, produtores de artes e movimentos sociais,na Lapa,numa Fundação e na rua em defesa da democracia e contra o golpe.Estavam presentes Chico Buarque de Hopalnda, Leonardo Boff, Eric Nepomuceno, Luis Carlos Barreto, Lula, Zé Carlos Martinez, Eric Nepomuceno e vários outros artistas e representantes de entidades. Mas, para mim, os que me emocionaram foram a Rainha do Samba, Beth Carvalho, numa cadeira de rodas, e o velho sambista Nelson Sargento com 91 anos de idade. Os dois aliestavam radiantes por estar defe3ndendo não apenas a presidenta, mas a democracia. Juro que fiquei com os olhos marejados vendo o belo gesto dos dois.

Sei que os artistas, produtopres de arte e intelectuais, lpémdo pessoal dos movimentos sociais, não possuem força dentre os congressistas, mas possuem uma força maior junto ao povo. Ninguém brinque com a cultura popular, não se subestime esse pessoal. EDles não estão lutando por cargos, vantagens, benesses, mas pela liberdade, pela democracia, pelos seus ideais. Esse pessoal é o sal da terra.

Foi lindo ouvir Beth cantar o Sambão da Legalidade: "Não vai ter golpe de novo/ Reage, reage, meu povo". E o outro refrão que adorei: "Sem dividir o coração vamos honrar nossa raiz/ Democracia é o que a gente sempre quis".

À benção, Beth Carvalho! À benção, Nelson Sargento! Rezemos a Deus pra não ter golpe. Inté.