MEDO.

“Não tenha medo de coisa alguma, ou de nada. Não tenha medo das fraquezas humanas, nem dos mistérios de Deus.” Papa João Paulo II.

Ter medo de pessoas é relativo. O mundo se insere entre o medo, subjetivo, e o temor, objetivo.

O medo surge da surpresa e do inesperado que impossibilitam defesa, e por isso são qualificadoras dos crimes consumados. Não tenha medo de seus iguais, pessoas, tenha receio de suas ideias. Ideias geram surpresas, definiram encaminhamento dos povos, vitórias ou derrotas.

Quando o medo se estabelece por razões de tiranias de deuses desconhecidos ele ultrapassa a efetividade e avança na patologia, este o maior perigo, que justificaria o medo.

Ideias de lamentável conteúdo, cerceadoras de liberdades, são mais que temerosas quando resistem à civilidade mínima e se vestem de barbárie. Qualquer submissão que não seja por representação coletiva é desastrosa. Submissões enegreceram as páginas do curso da humanidade pela escravidão em todos os sentidos, desde a pura e simples liberdade de ir e vir, razão maior de existir, até a escravidão da escolha, mesmo religiosa, que em princípio seria livre.

Os falsamente educados, facilmente doutrinados, especialmente os excluídos, negociam suas consciências. Nada têm, e esse é o proveito dos aliciadores que sustentam o processo de esvaziamento de vontades e aspirações, preenchendo o que os aliciados nunca conseguiram; prestígio, subvenção material e promessa de alturas desconhecidas.

João Neves da Fontoura, acadêmico, nos deixou esta certeza que afasta o medo:

“O Sol e a Lua realizam sem atrito o poema dos dias e das noites. Cá embaixo - condição da vida ou castigo divino - nunca uma ideia triunfou sem batalha ou uma civilização conquistou o seu lugar ao sol sem pagar um pesado imposto de sangue e sofrimento”.

A esperança é que se forme o poema dos dias e das noites recusando fortemente o medo. E que a luz do sol sempre brilhará.

--------------------------------------------------------------------------------

NÃO TENHA MEDO. “Non Avere Paura.”

Não tenha medo se você está protegido. Não tenha medo se junto a você está a maior força protetora. Não tenha medo se esta proximidade encarna o maior dos amores, a maternidade. Não tenha medo se esse abrigo é tão grande que conforta todos seus filhos, e os protege gigantesca e provadamente. Não tenha nenhum medo se essa Mãe se mostra a você por sinais ou vários meios na hora da aflição. É na fraqueza e no sofrimento que a essa Maternidade recorremos. É nessas horas que os privilegiados filhos que caminham de mãos dadas com Ela sentem a Sua presença indiscutível. Não tenha medo ainda que essa presença possa ser creditada à coincidência. Nada acontece em vão, posso dar esse testemunho em três fatos decisivos na minha vida, Ela estava ao meu lado.

NÃO TENHA MEDO SE NOSSA SENHORA ESTÁ AO SEU LADO.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/04/2016
Reeditado em 10/04/2016
Código do texto: T5600757
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.