Pergunta incômoda

Numa visita ao Brasil, o famoso filósofo e uma das maiores figuras da literatura francesa, Jean-Paul Sartre e sua esposa, Simone de Beauvoir, foram alvo de recepções e regabofes por parte dos figurões e ricaços do nosso patropi.

Numa delas, já de saco cheio com tanta bajulação e mediocridade, no momento que lhe ofereceram como curiosidade uma tigelinha com jabuticabas, ao provar as frutinhas bem pretinhas, o filósofo, talvez devido as jabuticabas serem pretinhas, perguntou: "Onde estão os negros?". Fez-se silêncio, na verdade ele só vira galegões, branquelos e no máximo morenos de praia, e sabia que o Brasil é um país de negros. Mas aí surgiu um ricaço já de tanque cheio, um coxinha daqueles tempos, e respondeu à pergunta de Sartre: "Estão por aí asssaltando".

Li isso numa crônica, não me lembro do autor, mas li,vou procurar e depois digo o nome dele. Mas o cronista revelou um fato verídico. De um lado a perplexidade do escritior francês por não ter visto no país de predominãncia de negros, um só negro. De outro lado, o ricaço bêbado botou pra fiora a ideologia das elites que detestam negros e pobres.

Fico pensando no que diria hoje Sartre vendfo uma manifestaçãoquenão negros e nem pobres. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/04/2016
Código do texto: T5599083
Classificação de conteúdo: seguro