Gramatiquices

Uma maneira cômoda de que uso para me desculpar dos meus erros gramaticais terríveis é dizer que me lixo para essa deficiência, inclusive afirmando que sou mobral em português. Certo? Há controvérsias. Sim, porque é uma deculpa esfarrapada. Só que verdadeira, sou um deficente na escrita, não sei mesmo nada de gramática e nem de outros macetes da língua. Sou um agressor da Última Flor do Lácio.

Vejam bem, sou tçao desastrado que não recorro nem ao dicionário e, pasmem, não tomei conhecimento da nova ortografia. Seguinte: escrevo como falo, igualzinho, inclusive com os ditados populares, linguagem regional e alguns termos chulos.

Tenho certeza de que se fizesse um esforço poderia melhorar minha escrita, nunca é tarde para aprender. Tem uma filha minha, a mais velha, que escreve razoavelmente bem e entende todas as regrinhas da nossa língua, ela até já se dispôs a me dar algumas aulas. Rejeitei. Por vergonha? Não, por medo. Juro. Medo de que escrevendo correto possa perder meu estilo. Uma vez tentei escrever correto, mas não consegui, só sei escrever como falo e, acreditem, direto que nem cantiga de grilo, sem revisar nada, penso no assunto e escrevo. Pouco se me dá se sai sem pé e sem cabeça,cheio de erros, com dados errados, não vou falar em ortografia, concordãncia,colocação de pronomes e o escambau de erros gramaticais porque que lê meus textos já manjou as falhas.

Como se não bastasse não digito teclado de computador, dito meus hieróglifos ara o neto, este é um sujeito folgado que digita também de vez sem ligar piroca nenhuma para o português, e faz isso rápido demais. E ainda diz que está fazendo favor. Devido aos rmédios de asma que tomo frequentemente fico com as mãos trêmulas, até para escrever com a esferográfica é difícil, tenho que escrever rápido e com muita força, a letra fica horrível e, às vezes, nem eu traduzo.

Dizer que não fico encabulado com minhas deficiêbncias seria mentir, fico é com uma invja danada dos textos enxutos ebrilhantes da maioria dos colegas do RL.

Para amainar um pouco aminha inveja dos experts em gramática sempre releio uma frase de Jorge Amado numa entrevista que deu ao antigo jornal "O Pasquim",colei no meu caderno de anotações: "Eu não sei gramática, não consegui aprender, nunca fui bom alunode gramática e nunca me preocupei com isso".

Mas fico roendo quando noto que alguém é craque em gramatiquices. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/04/2016
Código do texto: T5598228
Classificação de conteúdo: seguro