O QUE VAI ACONTECER? IMPEACHMENT.

A HORA DO DESFECHO.

Hoje encontrei em minha caixa de emails, que verifico pela manhã, várias indagações de conhecidos sobre o que ocorrerá. Quem pode dizer? Somente futurólogos, e futurologia, nesse caso, é cartomancia coletiva, já tão prejudicada de certezas a predição individual.

Onde está o mal, em que lugar repousa sereno o bem?

A história saberá. Somente ela e o tempo dão o grande testemunho.

Uma coisa é certa, a economia está e estará trôpega, haja o que houver.

Tentaram abaixar o preço do combustível no fim da semana passada, com a Petrobras na situação falimentar atual, caixa vazia. Adoçar a boca dos consumidores, como sempre, para explodir mais depois. O Conselho de Administração mandou o recado, se demitiria todo.Uma bomba. Recuaram.

O mercado dá sinais de como irá ou não melhorar a credibilidade que retira a nação do ostracismo econômico. E a expectativa do processo do Tribunal Superior Eleitoral paira no ar com todas as suas provas, pode-se dizer, notórias - saque de estatais para subsidiar eleições - em vias de serem formalizadas nos autos, para serem oficialmente ditas, sentenciadas na decisão final.

Mas o Brasil é grande e forte, tem apanhado muito, mas respira ainda que espoliado por mãos diversas. Com muito encolhimento de todos na vivida e amargurada crise, com mão forte no desemprego e inércia de muitas atividades econômicas, vai caminhando.

Olho posteriormente após a caixa de e-mails o Recanto das Letras, este curioso espaço que tudo abriga dos males, vícios, pretensões, sabedorias, maturidades e infantilidades. E vejo alguém comentando um texto meu sobre a bandeira, a nossa que é verde e amarela,e não vermelha. Colocasse seu email poderíamos dialogar,mas não mais farei considerações sobre comentários que ensejam delongas, e apaguei os que assim se conduziram e não conseguem aprender o mínimo, ensinado várias vezes. Não tenho muita paciência com limitações em sala de aula, e hoje só faço palestras, nunca tive, nisso sou péssimo professor,não seria aqui que mudaria. E existem os cínicos que não entendem ou não querem entender recados claros, embora lavrados com razoável elegância.

Mas que felicidade me causou o comentário, meu texto seria infantil, meu mundo preferido, a infância, onde moram felicidade e sabedoria. Só apaguei por me chamar de conservador dos mais exacerbados, o que me provocou gargalhadas. Por isso digo ser este espaço uma distração, realmente uma recreação, um jardim de infância; nada melhor quando se assiste tudo que não presta ser defendido com a febre da patologia, movida pelo interesse da mera e pobre necessidade. Compreende-se a necessidade material que impulsiona mentes restritas que vivem de migalhas e não puderam na vida melhorar, a natureza foi madrasta.

Nenhum movimento conservador ou não me seduz. Nisso sou radical. Fundamentalista acreditado nas minhas razões. Nada está acima das liberdades, da mãe-liberdade, seja ou não um Estado conservador.

As associações politizadas não deram e não dão certo. As que erradicaram liberdades foram engolfadas pelo tempo. Renunciaram à tacanhez. Rússia, China e outras. Vivem uma "melange", um "mix".

Os homens gostam de clubismos em ideários, mas nunca foram inteligentes para resolverem conflitos. Nenhum. Por força de função resolvi muitos conflitos de interesses “inter partes”, torna-se possível, nunca os homens resolverão os conflitos em escala de soberanias nacionais. Por quê? Poucos estão preparados para isso. Como dizia São Tomás, comece do mais fácil para o mais difícil. Nem o mais fácil muitos homens podem entender, qual seja, não se chega à realização de implemento dos requisitos básicos sociais cassando liberdades. O homem nasceu para ser livre, um adminículo infantil que qualquer idiota mesmo patológico pode entender. Os sociopatas querem fugir do hospício. Querem a liberdade.

Felizmente isto em sua maior parte faz integrar a história com a extinção da ideia nos dias de hoje, de cassar liberdades, exclusive guetos mínimos, já iniciada a oxigenação. Vide Cuba.

Li que a bandeira vermelha só trouxe bem estar, aplacando fome, etc, necessidades sociais, e não derramou sangue. No texto sobre a nossa bandeira, verde e amarela, falei sobre as restrições vermelhas às liberdades NO MUNDO. Não sabe ler ao pé da letra o comentarista, compreendo, e não conhece nada de história, entendo, nem os abafados movimentos vermelhos no Brasil, muito menos a sanha assassina da Cortina de Ferro, o leste europeu e tantas outras passagens desse posicionamento ideológico, que se desse jeito no mundo teria nascido com as “ecclesias” do Cristo, a igualdade que desiguala sem cassar liberdades. Eu seria um de seus soldados aplicados.

Explicar para essa gente o que seja igualdade e que se dá pela desigualação natural, sem escravismos, quaisquer sejam, seria mandar uma pessoa como o comentarista ler “A CRÍTICA DA RAZÃO PURA” de Kant. Dentro de sua insuficiência de absorção seria maldade.

Ao que vamos chegar dirá a história, a malversação da representação espúria já refletida no sistema proporcional, negociado e dito em frente da TV com listas por parlamentares nas mãos, na contabilidade do negócio, onde o voto de quem se faz representar está nessa mercancia suja, que consegue incrivelmente fazer conta sem conhecer número gramatical, e sem arcabouço do que seja a real representação. Isto faz impor ser urgente e decente a reforma política que nunca acontece,mas que é imprescindível haja o que houver, para passarmos para um sistema distrital-misto de representação, e se as forças do bem permitirem, em regime parlamentarista.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/04/2016
Reeditado em 07/04/2016
Código do texto: T5597760
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.