Quando Dois se tornaram Um e esse Um se tornou Dois.
Há dois caminhos paralelos, um segue para o Norte e outro para o Sul. São caminhos totalmente distintos, diferentes em cada detalhe, mas por vezes eles se cruzam e em um desses cruzamentos a cor Branca se encontrou com a cor Preta. A primeira vista cada cor parou e ficou ali a admirar a outra.
A cor Preta ficou encantada pela calma, inteligência, pureza, timidez e poesia que a cor Branca trazia consigo. A cor Branca por sua vez se maravilhou com a espontaneidade, impulsividade, malicia, coragem e beleza que a cor Preta tinha dentro de si.
As cores conversaram incessantemente e após dez dias de conversas decidiram que era ali que cada uma ia ficar, pois elas já tinham achado aquilo que procuravam. Cada dia era uma nova descoberta, uma nova diferença para compartilhar e acima de tudo um novo motivo para fazer a outra cor querer ficar ali para sempre, naquele cruzamento.
Mas com o passar dos meses as noites de outono chegaram fazendo as folhas caírem e o que antes era verde se tornara marrom, e junto com as folhas caiu também à admiração que uma tinha pela outra. E com a chegada do inverno o que antes era qualidade se tornou defeito, cada deslumbre se tornou asco e as noites foram frias.
Chegou então a primavera, mas as flores não desabrocharam, na verdade a cada dia um botão murchava antes que pudesse tentar esquentar aquelas noites que continuavam frias e pareciam intermináveis. Nenhuma das cores queria passar mais um minuto ali com a outra, não era ali que nenhuma tinha sonhado em chegar.
E então o Sol nasceu em uma manhã, havia sido noite a tanto tempo que elas nem sabiam em qual mês entre Janeiro e Dezembro elas estavam, só sabiam que não iam mais ficar ali, como ia ser depois dali, já não importava mais.
A cor Preta que agora era Cinza enfurecida continuou seguindo para o Sul. A cor Branca que também tinha se tornado Cinza continuou em silencio a seguir para o Norte. As brigas foram tantas que cada uma não percebeu que pouco a pouco ambas foram adquirindo o melhor da outra e ambas se tornaram Cinza, as duas agora eram igual, mas decidiram seguir caminhos distintos.