Não somos inimigos

Neste momento tão conturbado que faz as pessoas perderem a calma e até romper laços de amizade e fraternidade, é preciso que vozes responsáveis e que tem como missão chamar todos à razão, se manifestem. Mas não tomando partido e nem se engajando num dos lados da disputa que, sejamos francos, não é apenas pelo bem da pátria, mas pelo poder.O Essa disputa que contagiou todos os segmentos da população põe em perigo a democracia e também a integridade da pátria, da paz social.

Essas vozes acima das paixões partidárias sempre vieram das religiões, da justiça, de entidades da sociedade civil e de organismos libertários. Só que as entidades e organismos tomaram partido e a justiça está falando demais e dividida.

Quanto as religiões, a maioria, infelizmente, deixou-se contagiar, e outra parte silencuiou. Mais: nelas falta a autoridade e o carisma de um Cardeal Arns, Dom Hélder... Faltam vozes capazes de promiover a pacificação.

É muito triste. O país vive um miomento de intranquilidade porque a saída proposta traz, obviamente, mais perigo e tensão, um ministro de tribunal superior afirmou isso: - Meu Deus, é essa a nossa alternativa de poder? Falta idealismo e a mor de verdade à pátria.

Acho necessário dentre os setores mais responsáveis da população, independente de iidissiocrasias, divisões, até mesmo ódios pessoais, a coragem cívica de procurar um entendimento. De entender que somos todos irmãos e mramos, vivemos e compartilhamosda mesma pátria. Aquela anarquia quese vê na câmara dos deputados não representa o sentimento das pessoas responsáveis.

Entendo que nunca foi tão necessário se pensar na pátria como uma famíliae repudiar os que erroneamente, levianamente e deliberadamente com gestos e ações tentam dividi-la e detonar o sentimento de união. Seria biom relembrar o que disse Rui Barbosa:

"O sentimento que divide, inimiza, retalia, detrai, amaladiçoa, persegue, não será jamais o da pátria. A pátria é a família ampiificada. E a família devidamente constituída, tem por elementos orgânicos a honra, a disciplina, a fidfelidade, a benquerença, o sacrifício. É uma harmonia instintiva de vontades, uma desestudada permuta de abnegações, um tecido vivente de almas entrelqaçadas. Multiplicai a célula e tendes o organismo. Multiplicai a família e tereis a pátria. Sempre o mesmo plasma, a mesma substância nervosa, a mesma circulação sanguinea".

Somos uma família amp´lificada. Falta vozes que preguem isso e que exijam entendimento e fraternidade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/04/2016
Código do texto: T5597535
Classificação de conteúdo: seguro