A utopia

Quando criança, imaginava que o futuro seria como o desenho animado "Os Jetsons". Esteiras automáticas pela casa, carros voadores, robôs,...

Efetivamente, evoluímos muito tecnologicamente. Em muitos pontos, até mesmo nos assemelhando aquela realidade. Não voamos, mas estamos conectados a tudo e a todos. E apesar de tantos avanços "técnicos", o mundo ainda vive atrasos "passados".

As tribos africanas,ainda quase pré-históricas, lutando pela sobrevivência...

As cruzadas medievais no Oriente Médio, usando a fé, para conquistas territoriais...

A máquina industrial sobrepondo a condição humana. Trabalhos árduos e exploratórios, consumindo o homem e a natureza sem preocupação.

Sistemas políticos, rememorando o "pão e circo" romano, as monarquias e o Estado "Paternalista", cuja sede de poder se

sobressai e ilude as reais necessidades do povo.

As mortes banais, refletindo os antigos duelos, enterram vidas a cada esquina.

Doenças assolando as massas, como as pragas e pestes incompreensíveis.

O mundo, de fato, mudou. Trocou os espartilhos por calças jeans. As ceroulas por cuecas samba-canção. Trocou a música clássica pelo funk e as perucas por tintas no cabelo. A forma está diferente, mas o conteúdo, ainda carrega as antigas tradições.

Deixamos para trás, os filmes mudos e em preto e branco, para abrir os jornais e nos depararmos com tristes notícias sem cor e que nos leva a calar.

Hoje, concluo, que a beleza daquele desenho animado, não estava somente na fantasia, mas na possibilidade de sermos melhores, sermos uma "família", que convive com suas diferenças e dificuldades com união. Hoje, adulto, é o futuro que sonho.

Fernando Paz
Enviado por Fernando Paz em 06/04/2016
Código do texto: T5597131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.