Manifesto da Esperança

"Com este manifesto estamos convocando a todos para um ato unitário em defesa da Democracia. Será na segunda-feira, dia 11 de abril, às cinco da tarde, na Fundação Progresso, na Lapa, Rio de Janeiro.

"O que vivemos hoje no Brasil é uma clara ameaça ao que foi conquistado a duras penas: a democracia. Uma democracia ainda incompleta, é verdade, mas que soube nos últimos anos, avançar de maniera decidida na luta contra a desigualdade e injustiça, conquista de mais espaço de liberdade, na eterna tentativa de transformar este nosso país na casa de todos e não dos privilegiados de sempre. Nós, trabalhadores das artes e da cultura em seus mais diversos segmentos de expressão, estamos unidos na defesa da democracia.

"Da mesma forma, que as artes e a cultura do nosso país se expressam na sua plena - e rica e enriquecedora diversidade, mas também integram as mais variadas opções ideológicas, políticas,eleitorais.

"Mas nos une, acima de tudo, a defesa do bem maior: a democracia. O respeito a vontade da maioria. O respeito à diversidade de opiniões.

"Entendemos claramente que o recurso que permite a instauração do impedimento presidencuial - isso em português castiço é chamado "impeachment" - integra a Constituição de 1988.

"E é precisamente por isso, pelo respeito à Constituição, escudo maior da democracia, que seu uso indevido e irresponsável se constitui um golpe branco, um golpe institucional, mas sempre um golpe. Quando não há base alguma para sua aplicação, o que existe é um golpe de estado.

"Muitos de nos vivemos aqui e em outros países, o fim da democracia.

"Todos nós, de todas as gerações, vivemos a reconquista da democracia.

"Defendemos e defenderemos, sempre, o direito à crítica, por mais contunde que seja, ao governo - a este ou a qualquer outro.

"Mas acima de tudo,defendemos e defenderemo a democracia reconquistada. Uma democracia, vale salientar, que precisa avançar, e muito. QWue não seja apenas o direito de votar, mas de participar, a abranger, enfim, uma democracia completa, enfim. Em que cada um possa reivindicar o direito à terras, ao meio-ambiente, à vida.. À dignidade. Ela custou muita luta, sacrifício e vidas. Custouesperança e desesperança.

"Que isso que tentam agora os ressentidos da derrota e os aventureiros do desastre nao corte o futuro dos nossos filhos e netos.

"Estamos unnidos para defender o presente. Para espantar o passado. Para construir esse futuro. Para merecer o tempo que nos foi dado para viver".

Leonardo Boff

Chico Buarque de Holanda

Wagner Moura

Fernando Morais

Eric Nepomuceno

Nota: Um manifesto que nos dá esperaça. Reflitam.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/04/2016
Código do texto: T5596500
Classificação de conteúdo: seguro