JABUTICABAS

JABUTICABAS

No quintal da sua casa tem pé de alguma coisa? Caso não tenha, eu sugiro que você providencie o mais rápido possível. Se demorar em fazê-lo, os seus vão buscar jabuticabas em outro lugar.

O quintal da minha casa tem um pé de jabuticaba e um de acerola. Até pouco tempo ambos não faziam a menor diferença. Quando nos mudamos para essa casa eu sugeri que fossem cortados todos os pés de qualquer coisa – Como é importante que, circunstancialmente, eu seja ignorado! – Naquela época a jabuticabeira era pequena, coisa de um metro. E a acerola eu não me lembro se já havia sido plantada. Mas o tempo passou e até meu coração duro teve de se sujeitar ao mesmo.

Hoje ambos estão enormes e eu não gosto de pensar no que poderia ter ocorrido caso eu os tivesse cortado. Na verdade, não aconteceria nada. E é esse o grande problema! O cotidiano é uma constante possibilidade de descobertas, as quais você pode fazer até com jabuticabas e acerolas. Frutas de qualidades distintas que ao mesmo tempo podem dar um mesmo gosto. Uma coisa é fato, nunca deixe de plantar algo! Permita que coisas floresçam e frutifiquem em seu quintal, do contrário, ficará só.

Quando nos mudamos, o pé de jabuticaba nunca havia dado frutos. Com o passar de alguns anos eles começaram a fazê-lo. Eram porções irrisórias, pareciam de um bonsai. À medida que foram passando as “safras” as quantidades foram aumentando também, ao ponto de ser mais que suficiente; o que acabou trazendo pessoas até o meu quintal.

Levou muito tempo para que eu entendesse a importância daquelas árvores. Suas semelhanças e diferenças. Principalmente essas. A maior de todas e, sem dúvida alguma, a mais importante, é o tempo que alguém irá permanecer em seu quintal. As acerolas da minha casa são azedas. A primeira vez que experimentei aquilo eu quis ofender Deus! Perguntei minha mãe se todas eram assim. Ela me respondeu com uma tranquilidade detestável que aquele pé só dava acerolas azedas. Perguntei o porquê daquilo, quis saber qual era a utilidade de uma fruta azeda. Porque Deus quis fazer um pé de fruta azeda? Foi horrível, desejei ser o mãos de tesoura e ensinar aquele pé de acerola qual era o seu lugar.

A jabuticaba, por excelência, é doce. Por isso eu recomendo que você plante jabuticabas. Elas aumentam a permanência de quem vai ao seu quintal. Acerola azeda é boa só para o suco. A colheita é rápida. Ninguém come enquanto colhe. A jabuticaba demora mais pra encher a capanga. Você come uma, coloca outra, conversa. A colheita da jabuticaba é sempre uma enganação. Leva mais tempo que o esperado, você só colhe as menores, porque as maiores, aquelas que enchem a mão, você come na hora! É sempre assim, paradoxal! Jabuticaba quando é grande, não é maior, é “maiorzinha". Os olhos brilham quando se avista uma dessas.

Confesso que até das acerolas azedas eu comecei a gostar. Esse ano foi muitas histórias que ouvi ao pé dos pés. Algumas das pessoas que vi, (a maioria!) Foi por puro interesse. Porque eu tinha jabuticabas para oferecer. É sempre bom ter pessoas no nosso quintal. A safra desse ano foi boa. Já acabaram as jabuticabas, mas os diálogos ao pé do pé floresceram em vínculos mais estreitos. Minha preocupação agora é encontrar outro pretexto, até chegar a safra do próximo ano!

Não perca tempo, plante em seu quintal algum pretexto, um pé de “qualquer coisa” seja um oportunista do interesse alheio. Plante junto aos seus sorrisos, conversa fiada, não tenha pressa de encher a capanga, seu conteúdo é duradouro.