FANATISMO X RAZÃO.

O exercício da razão não abriga fanatismos.

Essa dicotomia está nas ruas, nos palcos políticos, nos credos políticos de cada um. E qual a razão do fanatismo que desemboca em ausência de distinguir, nesse fla x flu, entre política como meio racional dos negócios públicos e exacerbação de posições?

Por nunca termos tido a política plena que se dirige aos seus fins. Nunca.

E, acrescente-se, mais ainda em tempos recentes no verdadeiro balcão de negócios. Balcão de negócios não, configuração elogiosa desse mercado, feira-livre da xepa, onde se negocia a podridão que restou, DOS RESTOS DO RESTO. Isso não é digerível nem por metabolismos socio-políticos fortes. Por isso circulou esses dias gravação da fala de Ministro do STF sobre essa fossa, com ressuscitação dos piores fantasmas.

O Ministro Barroso, em meio a seus alunos, expõe com singeleza, ampla simplicidade para ouvintes estudantes, a realidade, nesse termos:

“A política MORREU. Porque nós temos um sistema político que ele não tem O MÍNIMO DE LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA. Pela razão que já vou dizer. Ele deu uma CENTRALIDADE IMENSA AO DINHEIRO e à necessidade de financiamento. E se tornou um espaço de CORRUPÇÃO GENERALIZADA. É... quando... tô falando aqui num ambiente acadêmico, como se estivesse falando com meus alunos. Quando, anteontem, o jornal exibia que o PMDB desembarcou do governo e mostrava as pessoas que erguiam as mãos, eu olhei e eu disse: ‘Meu Deus do céu! ESSA É NOSSA ALTERNATIVA’. Não vou fulanizar, mas quem viu a foto sabe do que que eu estou falando. Portanto, o problema da política, nesse momento, eu diria, é a falta de alternativa, quer dizer, NÃO TEM PARA ONDE CORRER. Isso é um desastre”, afirmou o ministro.Caixa alta minha.

Verdades incontornáveis, que foram marco em política profissional nesse país. Isso é velho. Temos uma política profissional, com afinco e dedicação especial profissionalizada, e política não é profissão, mas uma entrega ao país, à coletividade.Ideal, nunca negócio.

POLÍTICOS SÃO SEMPRE OS MESMOS, E PROFISSIONALIZAM, TAMBÉM A SUCESSÃO COM FILHOS. Olhem em torno e vejam nomes e continuidade.

Se transformou no Brasil a política em “CENTRALIDADE IMENSA AO DINHEIRO e ...... espaço de CORRUPÇÃO GENERALIZADA”; como enfatizou o Ministro.

E quem pode contestar essa verdade, política sustentada por DINHEIRO E CORRUPÇÃO, com maior ou menor intensidade? Ninguém!

Mais importante, contudo, é que descoberto e verificado, TEM QUE SER PUNIDO E SANEADO DENTRO DO POSSÍVEL, TODOS QUE SEJAM APANHADOS.

É como faz o Juiz Sergio Moro, e não vão matá-lo, como fizeram com Falcone e Borselino na Itália, onde Betino Craxi e a máfia, se não foram extintas foram esfaceladas em seus maiores braços.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 03/04/2016
Reeditado em 03/04/2016
Código do texto: T5593722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.