A TRISTEZA
É um sentimento que atinge e abate as pessoas. Pode ser passageira, ou demorada, ou até se tornar uma depressão. Ela pode chegar por várias causas, como: disfunção orgânica, perda de um ente querido, um amigo, ou pela perda de emprego, discussão amigos ou parceiros. As pessoas mais sensíveis se abatem com mais facilidade e que demoram a se recuperar, com perda de apetite,dificuldade em conciliar o sono, se isolando, se recolhendo, remoendo em sua mente os motivos que causaram tamanha dor, às vezes, dependendo da intensidade do abatimento, é preciso até um acompanhamento médico e até prescrição de medicamentos.
Nesse estado, tudo perde o seu sentido, o luar perde a sua intensidade, as estrelas perdem o seus brilhos, o verde dos campos tornam-se opacos ou macilentos, tudo que era interessante torna-se trivial. O amanhecer, com os raios dourados do sol e o anoitecer são vistos como rotineiros sem a menor emoção.
Via de regra, com o passar das horas e dos dias, a tristeza vai diminuindo e as coisas vão se tornando agradáveis, o primeiro sorriso volta aos lábios, logo um telefonema para amigos, um jantar festivo. A tristeza foi embora, deixando um pequeno sinal de abatimento que logo também vai embora. Volta o apetite com voracidade, sono mais profundo, disposição em dobro. O luar volta a ser lindo, as estrelas voltam a brilhar mais, tudo volta a ser motivo de festa, uma simples piada volta a ser engraçada, tudo em volta canta e encanta...
A tristeza foi embora de vez, e que nunca mais volte.