Dom Hélder e a mão esquerda

Num momento tão conturbado, me desligo um pouco do noticiário frenético da política e me refugio no exercíco prazeroso da leitura dos meus livros de cabeceira. Um deles é "Um olhar sobre a cidade", do saudoso Dom Hélder Câmara, a quem os pernambucanos e os brasileiros chamavam - e ainda chamam - de "O Dom do Amor". Esse livro reune algumas das crônicas que ele ao micrfone da Rádio Olinda, da Arquidioce, única emissora que podia falar devido ao censura à imprensa, e Dom Hélder era considerado, um dos maiores inimigos da ditadura militar.

Uma das crônica que sempre releio é "Perdoa mão esquerda", nela ele presta uma homenagem justíssima àqueles que passam a vida inteira no papal de mão esquerda. São de fato os que trabalham, ajudam, se sacrificam,mas não aparecem, são os eternos carregadores de piano, os que fazem a diferença mas não são reconhecidos. Vou transcrever trechos dessa crônica:

"Às vezes quem faz o papel de mão esquerda é uma tia solteira que mora com a irmã, mãe de muitos filhos. Quem trabalha quem se cansa, quem se mata, muitas vezes, muito mais que a mãe dos meninos, é a tia solteirona da meninada... Na hora de decidir, não é ela quem fala e decide...".

Mais adiante:

"E a história se repete...Às vezes nas repartições,lá estão o Chefe de Seção e o diretor... São mãos direitas... Mas aí deles se não fosse o funcionário ou uma funcionária que nem sabe bem porque trabalha tanto. É o primeiro que chega e o último que sai... Quando se trata de qualquer missão difícil, grita-se por ele. Na hora de aparecer, na hora dos louvores, aparecem o Chefe de Seção e o Diretor, as mãos direitas".

"Não é fácil ser mão esquerda. Ajudar a mão direita, com entusiasmo,com calor, com alma, sem nem por sombra pensar em tomar o lugar da mão direita".

"Assim como Cristo, em relação às esmolas:'Não saiba tua mão esquerda o que faz a direita'.

"Na vida você se sente mão direita ou mão esquerda? Sente-se mão direita? Tem função importante? Papel dedireção? Valorize a mão esquerda! Saiba que, sem ela, muito do que você faz, não conseguiria fazer...".

Tinha razão Dom Hélder - e continua tendo. Reflitamos sobre o tema. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/04/2016
Código do texto: T5592501
Classificação de conteúdo: seguro