FLORESTA DE BÉTULAS POR AQUI?
Birkenau era o vilarejo polonês onde estava incrustado o complexo de Auschwitz. Birkenau, segundo a história, significa floresta de bétulas. Bétulas são árvores cobertas de cascas brancas e prateadas, com propriedades medicinais e madeira que pode ser utilizada para confecção de móveis.
Milhares de judeus e ciganos padeceram e pereceram ali, sob a crueldade humana até que os russos libertassem os que ainda tinham um filete de vida.
Muitos dos que viveram notabilizaram-se pelo que puderam testemunhar dos horrores e assim perpetuando em relatos e documentos, para que sempre tenhamos um alerta do que os humanos foram capazes contra seus semelhantes. O pai de Anne Frank sobreviveu e publicou o diário da filha, que passou pelo campo de Auschwitz.
Hitler em discursos, para justificar sua fúria contra os judeus, acusava-os de tomarem o lugar dos alemães nos postos de trabalho e assim persuadiu a maioria para que odiassem e quisessem as suas mortes.
No final do verão de 2016 um sindicalista numa fila de empregos no SINE da cidade de Canoas saiu-se com esta:
- "Não vamos permitir que eles venham tomar o nossos lugares!"
Ele se referia aos nordestinos que buscavam emprego dentro da oferta de 300 vagas pela empresa Petrobras. Inclusive, segundo a imprensa, um dos nordestinos foi agredido.
Penso que as vagas serão conquistadas pela competência técnica e não pela força bruta, ou da existência de uma sub-raça de nordestinos que alguns tentam nos incutir.
Graças que por aqui não há bétulas, embora haja suspeitas de cientistas que o aquecimento global esteja permitindo-a em locais mais quentes, não as bétulas, mas sucursais disfarçadas de Auschwitz!