Portal do tempo
Boa tarde meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 de quando em vez. Sexta-feira passada não vim aqui, estava imerso nas reflexões da Semana Santa e não quis sair destas. Desculpem-me.
A Semana Santa é um "portal do tempo" que se abre na manhã do Domingo de Ramos e fecha ao entardecer do Domingo de Páscoa. Não um portal do tempo como comumente imaginamos, em termos de ficção científica, feito para voltarmos fisicamente no tempo, ao passado, ou irmos para o futuro. Não é isso.
É um voltar espiritualmente no tempo, numa semana em que muitas pessoas estão conectadas a uma mesma reflexão e sentimento, o que propicia as condições ideais para tal. É aquela história: "sonho que se sonha junto..."
Quanto mais imersos estivermos nas coisas da Semana Santa, mais voltamos espiritualmente à esse tempo e, o mais importante, conseguimos entendê-lo e senti-lo melhor, enxergando com clareza o significado da Palavra, refletindo sobre a mesma..
Templos, livros, filmes, conversas, tudo nos leva a tal imersão. Por outro lado, devemos nos afastar de tudo o que nos tira de tal intento: uma abstinência completa das coisas do mundo, mesmo estando nele, convivendo com as pessoas. Não é se isolar ou se retirar, é testar a capacidade de nossa vontade e de nossa inteligência de estar no mundo e ficar conectado a um outro tempo. Importante: assim, a observação do mundo serve de contraponto cotidiano à reflexão. Num retiro, não temos esse contraponto, eis que isolados.
------
Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.
Mais textos em:
http://charkycity.blogspot.com
(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)